Blogs

Prefeito de Arapiraca nomeia dois suplentes de vereadores para seu secretariado

Por Paulo Marcello 05/01/2021 08h08 - Atualizado em 05/01/2021 09h09
Por Paulo Marcello 05/01/2021 08h08 Atualizado em 05/01/2021 09h09
Prefeito de Arapiraca nomeia dois suplentes de vereadores para seu secretariado
Wellington de Magalhães e Cida Bento - Foto: Montagem

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), nomeou dois suplentes de vereadores como secretários de sua gestão (2021-2024), prestigiando o trabalho de ambos em suas comunidades (há vários anos), além da votação obtida pelos candidatos no último pleito. Wellington de Magalhães (1360 votos) e Cida Bento (1067 votos) ficaram na primeira e segunda suplências respectivamente.

Apesar da nomeação de Wellington de Magalhães (secretaria de Cultura, Lazer e Juventude) e Cida Bento (presidente do IMPREV), pastas do primeiro escalão da Prefeitura de Arapiraca (PMA), o fato não muda a ordem dos suplentes em caso de vaga na Câmara Municipal, seja para assumir cargo público, licença médica, renúncia ou falecimento.

Desde que Wellington e Cida assumiram seus cargos na PMA que muitos comentários foram feitos nas redes sociais de que a posição dos suplentes teria alterado, mas segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a ordem não muda caso haja vaga na Câmara de Vereadores, se um parlamentar foi nomeado secretário municipal, por exemplo.

Ocorre que se o suplente que ocupa cargo público quiser abrir mão da vaga de vereador, no momento em que ‘está’ secretário, aí sim a vaga passaria para o próximo da ‘lista de espera’ (suplente) e assim sucessivamente, podendo chegar ao terceiro ou quarto suplente, assim por diante. Isso não significa renúncia do cargo de parlamentar, apenas o desejo de não assumir naquele momento, segundo o TRE.

Atualmente, o apresentador Vytor Ferro (MDB) é o terceiro suplente da legenda e caso algum parlamentar se ausente da Casa Herbene Melo e os dois suplentes à frente dele não queiram assumir a vaga, o animador será convocado para ocupar uma das cadeiras do Parlamento arapiraquense, provisoriamente, até que seu titular retorne ao cargo. Isso não impedirá que futuramente a vaga seja ocupada por quem ocupa posição à frente na fila de espera. Explicando.