Blogs

Você tem medo de errar?

07/10/2020 10h10
07/10/2020 10h10
Você tem medo de errar?
Carreira e propósito - Foto: Bruno Euclides

    Eu gostaria que você me respondesse com sinceridade, você encara de frente e admite os seus erros? Ou é uma daquelas pessoas que arrumam todo o tipo de desculpa ou justificativa para dizer que não errou e que não tem culpa? Fica tranquilo que não estou aqui para julgar você nem ninguém, os dois tipos de postura são comuns e acredito que todos nós oscilamos entre os dois modelos de respostas.

    Entre as várias estruturas que compõem o nosso sistema nervoso nós temos duas que comumente chamamos de mente consciente e mente inconsciente. A mente consciente seria o córtex pré-frontal e a inconsciente o nosso sistema límbico.

    O tempo todo você usa a parte consciente do cérebro para justificar as escolhas que toma usando a parte inconsciente do seu sistema nervoso. De forma bem genérica e resumida, você usa o córtex para justificar o que o sistema límbico decide. Isso ocorre principalmente quando erramos.

    O sistema nervoso considera o erro como uma informação importante, mas nossa consciência tende a negligenciá-lo, a tentar escondê-lo, por uma construção sociocultural de reprimir o erro, de julgar o erro o tempo todo. O erro é tão importante, que o circuito de sinapses mais forte que nós possuímos possui cerca de 1 milhão de ligações, está em nosso cerebelo, e tem como principal função monitorar e aprender com nossos erros.

    Toda nossa aprendizagem, desde pequenos, é baseada no erro! Nós caímos pra aprender a sentar, caímos pra aprender a ficar em pé e andar, caímos pra aprender a andar de bicicleta. Cair foi um erro de cálculo, e ainda assim estamos nós aqui, sentando andando e pedalando.

    Então de onde vem todo esse medo de errar? Julgamento Alheio? Necessidade de reconhecimento? Medo de ser rejeitado? As respostas são suas e você não precisa compartilhar com ninguém, a não ser que deseje. Mas será que você tem perdido grandes oportunidade em sua vida pelo medo errar? Ou pior, será que você tem deixado de contribuir e ajudar às pessoas que você gosta por temer o erro?

    É importante salientar que falo de um risco de erro controlado, você só pode se arriscar numa proporção que você suporte as consequências de um possível equívoco ou que tenha como contornar a situação. Lembre-se o medo é um importante recurso de sobrevivência e evita que você saia se metendo em todo tipo de confusão por aí. O que não pode ocorrer é que o medo de errar se torne um fator de paralisia e te impeça da fazer o que deseja ou pior, o que você precisa fazer.