Blogs

Quantas vezes você já pensou em jogar tudo para o alto e desistir?

28/09/2020 09h09 - Atualizado em 28/09/2020 10h10
28/09/2020 09h09 Atualizado em 28/09/2020 10h10
Quantas vezes você já pensou em jogar tudo para o alto e desistir?
Carreira e propósito - Foto: Bruno Euclides

    Quantas vezes você já pensou em jogar tudo para alto e desistir? De um emprego, de um relacionamento, de uma faculdade... Cansaço, estresse em demasia, dúvida se isso é o que realmente você quer, normalmente são esses estados ou pensamentos que nos fazem pensar em largar tudo.

    O ideal é que antes de decidir algo você pare, respire bem, reflita, levante as vantagens e desvantagens, se possível escreva tudo num papel e tome uma decisão racional e embasada. Ainda que muitas pessoas possam achar a sua decisão um absurdo, este processo vai te passar segurança. O problema é que nem sempre conseguimos entender e administrar o turbilhão de emoções e pensamentos que toma conta da gente.

    Eu me recordo de quando ingressei na PMAL, em 2005, logo no início do curso a gente passa por um período de internato, são meses sem poder sair da academia. E neste período você é extremamente exigido e testado, física e psicologicamente. Noites mal dormidas, rotina constante de atividade física, alimentação sem horários regulares. É um momento importante para adaptar e nivelar todo mundo aos desafios do curso que se inicia e ao serviço policial militar.

    Numa noite após um dia daqueles eu falava com a minha mãe ao telefone, e dizia que não tinha certeza se queria aquilo, eu tinha sido aprovado em outros concursos e poderia seguir estudando para outros, eu estava cansado e pronto para desistir! Mas minha mãe foi testemunha dos meus esforços, sabia o quanto eu desejei aquela aprovação. Mais do que isso, os anos lhe deram lições importantes sobre a vida, e eu nunca esqueci das suas palavras ao telefone: “Meu filho, você acha que as coisas na vida são fáceis? Pare com isso, termine o que começou,  pois ainda está cedo”.

    E ali, do alto dos meus 18 anos, mesmo sem entender tudo, tirei aquela ideia da cabeça e continuei minha caminhada. Aquela decisão permitiu que seguisse em frente na carreira militar, e mais do que isso, permitiu que hoje eu estivesse aqui partilhando com você a minha experiência. Grandes lições podem estar nos conselhos mais simples, nunca se esqueça.

    Você tem poucas certezas nessa vida, além da morte pode acreditar que você vai passar por muita frustração, decepção, decisões erradas e as suas consequências, é inevitável. Querer ter certeza de tudo, querer ter o controle de tudo é uma armadilha perigosa, ou você cai num poço de frustração e rancor ou então fica paralisado e sem ação.

    Eu pude tirar duas lições deste episódio: uma é que na maioria absoluta das vezes você vai precisar decidir mesmo sem ter plena certeza. Assuma o risco de errar, pague o preço, pense nas consequências e avalie até onde você acredita que pode ir. A pior decisão que você pode tomar é não decidir, pois alguém vai decidir por você. A outra lição é que desistir de algo sempre que você não tiver absoluta certeza vai trancar você no loop do macaco, pulando de galho em galho eternamente, deixando as coisas pela metade e sem terminar nada que começa.