Blogs

Educação Financeira: como praticar na sua família?

Por Carla Emanuele 12/07/2020 16h04
Por Carla Emanuele 12/07/2020 16h04
Educação Financeira: como praticar na sua família?
Foto: Divulgação
Como uma família pode ser educada financeiramente? Você pode achar que é algo quase impossível e de outro mundo! Mas acredite, com disciplina e o apoio de todos os componentes da sua família, você conseguirá administrar os recursos financeiros e conquistar suas metas, bem como realizar os sonhos de toda família.

A maioria das pessoas tem dificuldades em organizar as suas próprias finanças pessoais, e quando falamos do orçamento da família inteira fica ainda mais complicado, por isso, o primeiro passo é trazer a responsabilidade para todos os membros da família! É necessário que haja colaboração e comprometimento de todos, para que o planejamento possa ser cumprido e as metas serem alcançadas!

É interessante que, antes do planejamento, seja realizada uma análise de para onde cada centavo de sua família está sendo destinado, se você tiver este controle será mais fácil saber em quais situações a sua família está gastando mais dinheiro e se estes gastos são realmente importantes e necessários.

Um dica top, que fará você economizar, é pensar com cuidado e calma se o que você está querendo comprar é realmente fundamental para a sua existência e se você está precisando de forma imediata que não possa esperar... não vá na onda das promoções, mesmo que algo que você gostaria de comprar esteja com um desconto imperdível... pense bem antes de gastar... um dos segredos que pode te ajudar a gastar menos é sair somente com dinheiro em espécie e com a quantidade mínima necessária, assim, você terá mais controle nas compras. Aí você deve estar se perguntando! Como reduzir mais gastos? Já faço a economia que é possível...

Lembrem que sempre temos como reduzir nossas contas e gastos, o caminho é juntar toda família, mostrar a realidade, planejar como saldar as dívidas de todos, renegociar as pendências e mostrar que com a ajuda de todos, a família toda é quem ganha, mostre para seus filhos o mundo de possibilidades que vocês podem alcançar com economia e sabedoria financeira! Vocês podem realizar a viagem dos seus sonhos, comprar algo que seja um desejo coletivo ou individual.

Após falar de sonhos e metas o próximo passo é criar regras em que todos colaborem e contribuam para a economia geral, todos os membros precisam contribuir com uma porcentagem para a reserva emergencial da família e outra porcentagem para investir e poupar, você pode combinar com todos algumas regras simples de economia, tais como: economizar energia, se livrar de contas fixas de serviços que não sejam essenciais, se livrar também de compras financiadas, excessos de parcelamentos, cartões de credito entre outros hábitos negativos para o equilíbrio financeiro da sua família.

Realize reuniões periódicas com todos os integrantes da sua família, e volte a falar sobre sonhos, metas, planejamento e a importância da cooperação, para que todos possam experimentar um sentimento de pertença e se apropriem da responsabilidade que cada um tem. Engajamento é a chave do sucesso, conscientize todo mundo que as despesas da família deve ser bem menores do que as receitas.

O dinheiro para a sua família deve se tornar sinônimo de ganhos financeiros atrelados a realização de sonhos, o equilíbrio do orçamentário e a independência financeira é o sonho da maioria dos brasileiros e volto a dizer que tudo é possível para aquele que se planeja!

Tenha controle dos seus gastos e ensine seus filhos a terem um planejamento bem definido, atrelado ao que ele quer e para onde ele quer chegar! Temos que ensinar as crianças e os jovens a serem protagonistas das suas finanças e a criarem um hábito de realizar uma economia criativa, que economiza, investe, empreende e com criatividade ainda vão lucrar em tudo! Pois o melhor lucro é a própria organização financeira e o conhecimento adquirido! Assim, teremos futuros adultos com hábitos financeiros saudáveis e com uma vida estável e equilibrada!

“Cuidado com as pequenas despesas. Um pequeno vazamento afundará um grande navio”. Benjamin Franklin
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts