Blogs

A comunicação no mundo digital

13/05/2020 13h01
13/05/2020 13h01
A comunicação no mundo digital
Neste período de pandemia e isolamento social tivemos que gerar transformação nas nossas vidas. Nossa rotina e costumes não são mais os mesmos, mudamos repentinamente pela necessidade, pois novas habilidades e competência tivemos que desenvolver para seguir nosso dia a dia cheio de informações e novas formas de comunicação digital.

A internet já estava mudando a nossa vida, mas neste período nós não tivemos opção, incorporamos novos conceitos e adquirimos novas práticas digitais chegando até a criar mutações nos nossos hábitos. Podemos dizer que esta revolução digital é marcada pela revolução da maneira de se comunicar das pessoas, quem sabe até o desenvolvimento de novos hábitos digitais e de comunicação de toda a família.

Este mundo digital exigiu mudanças radicais na comunicação e nos padrões corporativos de todos os profissionais, as estratégias de publicidade e marketing das empresas de todos os seguimentos que cortaram de uma vez o cordão umbilical dos modelos tradicionais de negócios, sabemos que para muitas empresas tem sido muito doloroso sair do casulo e aceitar que o mundo digital trouxe a praticidade e a eficiência da tecnologia para atender consumidores cada vez mais exigentes e com necessidades diversas que com a internet são atendidas de forma dinâmica e na velocidade da luz.

Mesmo esta era digital representando a agilidade e sintonização do mundo ao seu alcance 24 horas por dia, não quer dizer que você tem necessidade de assimilar tudo ao mesmo tempo e de qualquer jeito, pelo contrário, você terá que ter o cuidado ainda maior em ter sabedoria em filtrar todas as informações adquiridas e utilizá-las ao seu favor, assimile conteúdos verídicos e de fontes confiáveis! Seja disseminador de boas informações e de conteúdos de qualidade!

Tenha sempre bom senso e equilíbrio para não se tornar mero reprodutor da tecnologia e se afastar da convivência diária que deve ser sempre a nossa prioridade. Para isso é importante que desenvolvamos habilidades de comunicação eficaz e para chegarmos nesta eficiência tão esperada de comunicação precisamos utilizar ferramentas e elementos do mundo digital.

Primeiramente, precisamos entender que cada pessoa tem o seu canal para entender o mundo e aprender, enquanto tem pessoas que preferem ler um texto, outras preferem ouvir, terão aquelas que preferirão assistir, enfim, cada pessoa desenvolve a comunicação e o entendimento de mundo com estímulos cerebrais diferenciados.

Precisamos entender que a maior parte da comunicação é entendida através de fatores não-verbais, tais como: gestos, expressões corporais, entonação da voz entre outros fatores inconscientes que o nosso corpo poderá emitir.

Como vocês podem perceber a comunicação vai além do conteúdo emitido, e precisamos nos policiar mais com a maneira como falamos ou escrevemos do que o que falamos ou com o que escrevemos. Seguem algumas orientações para tornar a nossa comunicação mais eficiente:

- Pergunte sobre tudo o que achar interessante e necessário, lembrem que todos viram a maçã cair, mas só Isaac Newton perguntou por quê?. Ou seja, são nas perguntas que surgem as soluções e as possibilidades.

- Se policiar em relação a escrita, para a comunicação ser eficaz, o receptor precisa entender de forma coerente a sua mensagem, para isso é fundamental que a gramática esteja correta, bem como os articuladores textuais e a pontuação.

- Na era digital vale a pena utilizar um recurso que está em todas as ferramentas digitais: os Emojis. Sim, os emojis pode ajudar na interpretação das mensagens escritas, em especial nas redes sociais, pois expressam emoções e podem ajudar no envolvimento do leitor com o seu texto.

- No mundo digital, outra boa opção são áudios, os áudios (podcasts) são importantes para a comunicação, pois transmitem a energia humana e as emoções reais.

- Educação é fundamental em todos os contextos e situações, uma pessoa que usa da cordialidade e da educação em todas as formas de comunicação é vista com bons olhos e atrai mais possibilidades profissionais.

- Utilize parágrafos curtos em casos de textos para as redes sociais para você não cansar o leitor, você deve ser objetivo e claro na sua mensagem, o importante é chamar atenção para que o leitor de interesse pelo que você quer dizer. Mensagens longas e parágrafos longos afastam os leitores.

- Utilize vocabulário fácil e comum, nada de querer chamar atenção com palavras estrambólicas e arcaicas, palavras difíceis dificulta a comunicação e pode inclusive atrapalhar a função e a intenção do que você gostaria de dizer.

- Leia muito para ter argumentos e conteúdo para encantar as pessoas, normalmente amamos o que admiramos, a arte do bem falar e do bem escrever são para aqueles que praticam boas leituras e a escrita.

- Agregue valor e conteúdo nos seus textos, desenvolva habilidades de utilizar a linguagem do conteúdo como isca digital para você saber levar a solução e criar as necessidades dos seus clientes. As pessoas ficarão gratas por você sempre estar disposto a resolver as problemáticas delas, sugiro que vocês leiam sobre a importância das copyrights que são estratégias de escritas com gatilhos mentais que utilizam técnicas como armas da persuasão.

Estas e muitas outras orientações precisam ser praticadas e além de praticar, você precisa entender que com a revolução digital as pessoas tem acesso a informações de toda natureza instantaneamente, por isso é questão de sobrevivência desenvolver uma comunicação eficiente em todas as situações para que você possa explorar o mercado digital e está preparado para acompanhar as mudanças tecnológicas.

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”
Nelson Mandela

Carla Emanuele Messias de Farias