Blogs

Radialista e poetisa Arethuza Vianna sai de cena aos 65 anos, em Arapiraca

Por Paulo Marcello 07/01/2020 11h11
Por Paulo Marcello 07/01/2020 11h11
Radialista e poetisa Arethuza Vianna sai de cena aos 65 anos, em Arapiraca
Arethuza Vianna (65) perdeu a batalha pela vida na manhã desta terça-feira (07) - Foto: Imagem: Arquivo pessoal
A radialista e poetisa Arethuza Melo Vianna (65) faleceu na manhã desta terça-feira (07) no Hospital de Emergência (HE) Daniel Houly, em Arapiraca. Ela chegou a Unidade Hospitalar no dia 2 de janeiro apresentando doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ficou um dia na Área Laranja, com ajuda de ventilaçãomecânica. Seu quadro de saúde piorou e Arethuza foi transferida para a UTI, onde não resistiu e faleceu. O sepultamento ocorre ainda nesta terça, em Maceió, onde residem seus filhos mais velhos.

Arethuza Vianna nasceu em Maceió (AL) e sempre fez questão de dizer que tinha uma história de simpatia e carinho por Arapiraca, onde por muitas vezes vinha visitar a amiga Vera Lúcia Jatobá, no bairro Baixão. Contou a própria radialista e escritora que certa noite, na porta da casa da amiga teria dito: “Ainda venho morar nesta Cidade”, no início dos anos 1990.

Arethuza iniciou seus passos na extinta Rádio Progresso, em Maceió, ao lado do radialista Arnaldo Carneiro no programa “Nostalgia em Fim de Noite”, participando como poetisa e lendo mensagens de otimismo. Em uma das visitas a Arapiraca, conheceu o radialista Paulo Marcelo Tavares, então diretor de programação da 96 FM. Deste diálogo, recebeu o convite para comandar o programa “Clube do Rei”, nas noites de domingo.

“Era tudo que eu queria. Falar do “Rei” Roberto Carlos, homenageá-lo através das suas canções e morar em Arapiraca”, contou Arethuza ao site Arapiraca Legal. Foram quase dois anos no ar. Em 1999 recebeu o Troféu “Mulher de Destaque”, num evento realizado no Clube dos Fumicultores. Depois passou pelas rádios Novo Nordeste AM (hoje 91,5 FM), UniPop (hoje Pajuçara FM) e pelas comunitárias Brasília FM e A Voz do Povo A Voz de Deus

Ela pertencia a Academia Maceioense de Letras, mas foi em Arapiraca onde lançou a maioria de seus livros e CDs de autoajuda. Foi também na Terra de Manoel André onde a radialista casou com o operador de áudio Henrique Santana com quem tem uma filha, Adna Carla. Num de seus depoimentos, Arethuza contou sua paixão pela cidade de Arapiraca.

“Posso garantir que nestes anos, vi Arapiraca crescer de uma maneira inacreditável. Sou feliz por me considerar arapiraquense de todo o meu coração! Foi aqui onde casei com o operador de áudio da Novo Nordeste AM, Carlos Henrique Santana, que veio do Rio de Janeiro para cá e temos uma linda filha, Adna Carla. Dizem que quem bebe da água de Arapiraca, não sai mais daqui. Concordo. Quem sente o carinho dos Arapiraquenses, não consegue se habituar em morar noutro lugar”, disse.

A paixão da radialista e poetisa Arethuza Vianna pelo “Rei da Música Popular Brasileira”, Roberto Carlos, resultou na produção de um CD intitulado “O Rei é Luz”. A obra consiste na interpretação de músicas do cantor, tocadas em violão e cantadas pelo músico Edson Cavalcante, que são intercaladas com poemas de Arethuza. Ela revelou que essa produção foi voltada para a religiosidade, mas sem fanatismos. Em outro trabalho, “O Rei é Poesia”, também gravado com músicas de Roberto Carlos, veio o reconhecimento. A produção foi adotada em aulas de Literatura em escolas da rede pública de Arapiraca.

O corpo de Arethuza Vianna não será velado e o sepultamento acontece ainda nesta terça, no cemitério do Jaraguá, em Maceió, às 16:30.


PERDOA AMOR
Autora: Arethuza Vianna

Perdoa por favor anjo amado,
sei que está triste e magoado
e sua tristeza me dói tanto!
Minhas palavras impensadas
fazem suas horas amarguradas
nesse seu calado pranto!

Perdoa pela minha insegurança,
minhas atitudes de uma criança
que grita e defende seu brinquedo.
Olha pra mim, estou sofrendo…
Não foi raiva, o coração está doendo,
não quero lhe perder, tenho medo!

Perdoa! Veja que me desespero,
você é tudo que mais quero…
O que será de mim se me deixar?
Vem aqui! Quero você demais
e juro, amado, nunca mais
nesta vida, vou lhe magoar!

Destruiu em mim qualquer esperança.
Esperança de lhe fazer feliz
e a cada dia mais amor lhe dar.
Vai! Pelo bem que um dia me quis,
vai embora! Nunca vou lhe perdoar!