Blogs

Os benefícios da motivação para a vida dos alunos

Por Carla Emanuele 28/08/2019 11h11
Por Carla Emanuele 28/08/2019 11h11
Os benefícios da motivação para a vida dos alunos
Foto: Já é Notícia
Os benefícios da motivação podem ser diversos para a vida dos alunos, independente de faixa etária ou ano em que eles estejam cursando, todos precisam resgatar quais são os motivos pelos quais estudam todos os dias, para que eles possam se conscientizar de que é necessário estudar para que consigam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos, que podem ser desde a aprovação em concursos, ENEM ou outros processos seletivos ou o prazer de satisfazer àqueles que depositam expectativas neles, ou até mesmo atingir uma certificação ou diploma, como também para fugir de consequências ruins, como nota baixa no histórico, reprovação, desemprego ou até mesmo outros motivos.

As escolas precisam trabalhar a conscientização nos alunos de que eles precisam desenvolver autoconhecimento e auto responsabilidade em suas vidas, sem julgamento e sem culpa, fazendo com que eles possam despertar aqueles motivos de ordem interna, quando a aprendizagem em si é geradora de satisfação para que o aluno passe horas se dedicando àquela atividade sem demonstrar sinais de descaso ou preguiça, por exemplo. Ou seja, desenvolver um sentimento de auto eficácia, para que eles creiam na própria capacidade de realização, e vá alimentando a busca por novas aprendizagens. Pois não basta que o aluno tenha bom desempenho, ele precisa ter consciência disso.

Desenvolvendo a motivação nos alunos produzirá um resultado extraordinário na aprendizagem e no futuro profissional. Nesta perspectiva as escolas devem capacitar seus professores para que eles possam aplicar metodologias ativas e está sempre estudando para buscar propostas de implementar ações motivacionais como ferramenta inovadora e ativa no despertar de habilidades necessárias para nossos jovens estudantes com foco no mercado de trabalho e como potencialização para a busca de realização de seus sonhos pessoais e profissionais.

Para isso os professores precisam saber quem são seus alunos para poder entender melhor o seu perfil e as condições que favorecem ou dificultam a sua aprendizagem. Fica muito difícil oferecer uma educação que faça sentido quando não sabemos a quem estamos servindo. Por isso, é preciso identificar onde esses estudantes vivem, sua realidade familiar e situação socioeconômica, sua trajetória escolar e dificuldades de aprendizagem, questões de saúde física e psicológica, interesses e expectativas, inclusive em relação à escola, não para julgar mas para utilizar essas informações a favor da sua aprendizagem.

Estudantes conectam-se mais fortemente a professores que lhes inspiram admiração, afeto e segurança, especialmente aqueles que são firmes, mas acolhedores e demonstram genuíno compromisso com sua aprendizagem. Por outro lado, ressentem-se quando os docentes não sabem nem os seus nomes, não os cumprimentam e subestimam a sua capacidade. Quanto mais profunda a relação com o educador, mais ele consegue estimular seus alunos a superar seus limites e seguir adiante com motivação e foco no que realmente eles querem para suas vidas.

 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts