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Práticas pedagógicas que estimulam a leitura e a escrita

Um dos maiores desafios da educação é desenvolver hábitos e praticantes da leitura e da escrita, o sonho de todo professor é formar leitores críticos que consigam explicar e argumentar sobre o que ler e escreve. Para isso, é fundamental que os professores se apropriem de que a educação desenvolve conhecimento significativo, e que estes jovens que ensinamos devem participar da vida em sociedade de forma ativa e expor suas ideias através da escrita, os professores não podem esquecer de que precisam ser formadores de amantes da escrita, para isso é necessário que se realize práticas pedagógicas direcionadas a leitura e metodologias ativas.
As escolas precisam trabalhar o rotineiro de leituras desde a educação infantil como uma forma de estimular a imaginação das crianças, bem como irá despertar o interesse pelos livros e esse processo continuar nos anos seguintes, justamente para desenvolver o letramento e a amplitude dos conhecimentos de forma crítica, como diz Ruth Rocha “O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça.”, porém o habito de ler não é uma realidade para a maioria dos jovens, por isso cabe a escola pensar em como fazer para que estes jovens não percam o interesse pelos livros e tenham prazer na leitura e na escrita, para isso pequenas ações podem fazer diferença na vida destes alunos.
Uma forma de desenvolver o foco e a atenção dos alunos nos anos iniciais seria o professor ler junto e desbravar a imaginação do livro, dar liberdade para que os alunos possam escolher o que querem ler por que estes alunos só aprenderão a ler e escrever com gosto, se forem livres para ler e escrever aquilo que querem e de acordo com o interesse de cada um, o professor vai conhecendo as preferências individuais e saberá as formas de incentivar para que a leitura não seja algo desgastante, fazer atividades dessa natureza de forma espontânea em sala de aula, simplesmente pelo prazer de ler e ouvir, irá oportunizar o desenvolvimento da expressão oral e da opinião despertando assim o gosto pela leitura e pela escrita.
Não adianta o professor estimular as práticas de leitura na escola se a família não incentivar também, os pais podem ler uma história antes do seu filho dormir, levá-lo para uma feira de livros ou para a livraria, realizar momentos de contação de histórias, realizar as mesmas leituras dos filhos para conversarem sobre a leitura que estão fazendo juntos por que será uma oportunidade única de interação com seu filho, atitudes simples podem fazer diferença e ajudar no desenvolvimento de leitores.
Muitos criticam a tecnologia e acham que a tecnologia influencia negativamente no desenvolvimento da escrita e da leitura, porém precisamos usar a tecnologia ao nosso favor, por que não podemos ignorar que vivemos na era digital, portanto precisamos saber as vantagens e os benefícios das ferramentas, aplicativos, links e dispositivos que possuem conteúdos de qualidade e livros de todas as áreas e gêneros que podem ser compartilhados gratuitamente, por isso o professor precisa ter a sabedoria de usar a tecnologia para ajudar os educandos a progredirem com alegria e espontaneidade os hábitos de leitura e escrita, todos os recursos, metodologias e práticas educacionais serão exitosas quando conseguirem fazer com que os alunos possam atingir patamares cada vez mais elevado de habilidades e competências de leitura e escrita.
As escolas precisam trabalhar o rotineiro de leituras desde a educação infantil como uma forma de estimular a imaginação das crianças, bem como irá despertar o interesse pelos livros e esse processo continuar nos anos seguintes, justamente para desenvolver o letramento e a amplitude dos conhecimentos de forma crítica, como diz Ruth Rocha “O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça.”, porém o habito de ler não é uma realidade para a maioria dos jovens, por isso cabe a escola pensar em como fazer para que estes jovens não percam o interesse pelos livros e tenham prazer na leitura e na escrita, para isso pequenas ações podem fazer diferença na vida destes alunos.
Uma forma de desenvolver o foco e a atenção dos alunos nos anos iniciais seria o professor ler junto e desbravar a imaginação do livro, dar liberdade para que os alunos possam escolher o que querem ler por que estes alunos só aprenderão a ler e escrever com gosto, se forem livres para ler e escrever aquilo que querem e de acordo com o interesse de cada um, o professor vai conhecendo as preferências individuais e saberá as formas de incentivar para que a leitura não seja algo desgastante, fazer atividades dessa natureza de forma espontânea em sala de aula, simplesmente pelo prazer de ler e ouvir, irá oportunizar o desenvolvimento da expressão oral e da opinião despertando assim o gosto pela leitura e pela escrita.
Não adianta o professor estimular as práticas de leitura na escola se a família não incentivar também, os pais podem ler uma história antes do seu filho dormir, levá-lo para uma feira de livros ou para a livraria, realizar momentos de contação de histórias, realizar as mesmas leituras dos filhos para conversarem sobre a leitura que estão fazendo juntos por que será uma oportunidade única de interação com seu filho, atitudes simples podem fazer diferença e ajudar no desenvolvimento de leitores.
Muitos criticam a tecnologia e acham que a tecnologia influencia negativamente no desenvolvimento da escrita e da leitura, porém precisamos usar a tecnologia ao nosso favor, por que não podemos ignorar que vivemos na era digital, portanto precisamos saber as vantagens e os benefícios das ferramentas, aplicativos, links e dispositivos que possuem conteúdos de qualidade e livros de todas as áreas e gêneros que podem ser compartilhados gratuitamente, por isso o professor precisa ter a sabedoria de usar a tecnologia para ajudar os educandos a progredirem com alegria e espontaneidade os hábitos de leitura e escrita, todos os recursos, metodologias e práticas educacionais serão exitosas quando conseguirem fazer com que os alunos possam atingir patamares cada vez mais elevado de habilidades e competências de leitura e escrita.

Educação em Foco - Carla Emanuele
Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach.
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