Blogs

Grupo budista de Arapiraca realiza desafio de meditação por 21 dias

Por Assessoria 14/02/2019 13h01
Por Assessoria 14/02/2019 13h01
Grupo budista de Arapiraca realiza desafio de meditação por 21 dias
Foto: Reprodução
Havia um rumor científico nos anos 1960 – e que curiosamente perdura até hoje – de que para se criar hábitos seria necessária uma sequência de 21 dias fazendo a mesma coisa.

O nosso cérebro automatizaria certas escolhas, criando estes novos hábitos e se desligando de outros antigos. Isso mesmo: a gente apenas os substitui. E isso já é muito.

Acordar mais cedo, fazer determinadas leituras diárias, alimentar-se melhor, dar mais atenção aos familiares nos intervalos corridos de almoço, iniciar algum exercício físico.

São várias as mudanças que temos em mente. Pensando nisso e sabendo do mito em volta dos 21 dias, o Grupo de Estudos Budistas Bodisatva (GEBB) Arapiraca está propondo um desafio meditativo nesta perspectiva.

O intuito é, claro, nestes próximos 21 dias adentrarmos num processo interno precioso, que é o do autoconhecimento. Algo mais prático do que teórico.

Ao invés de demorar 5 minutos a mais no banho, ou 5 minutos a mais no Instagram ou apertar na "Soneca" do alarme, vamos investir este tempinho na meditação, todo santo dia. Que tal?

Esta ideia do #Medite21 veio à tona em um dos encontros no GEBB Arapiraca, em meio a uma saudável discussão sobre os benefícios que a meditação pode trazer para a nossa vida, se aplicada, de fato, no cotidiano.

A aspiração é de encararmos este desafio pessoal mínimo, mas que tem uma grandeza sem precedentes a médio e longo prazo.

Ninguém quer nenhum milagre. Nenhuma revolução espiritual instantânea. Apenas sentar e sentir a respiração. Sentir o fluxo passando e, dessa forma, nos percebermos dentro e diante dele e de nós mesmos.

Assim, para que fiquemos ainda mais conectados com a nossa sangha (como é chamado o grupo que se reúne para os estudos), é interessante repassarmos isso adiante. É válido também às pessoas que não podem ir aos encontros semanais – elas podem se juntar nessa corrente em casa mesmo, durante cinco minutinhos todos os dias.

Para tanto, utilizaremos o app gratuito Insight Timer, que cronometra e nos mostra os dias consecutivos de meditação.

Sem pressa, vamos notando o efeito que isso tem em nossa (con)vivência.

Como disse o Lama Padma Samten, em seu livro Meditando a Vida, "as práticas espirituais só adquirem sentido na vida cotidiana. A relação com nossos pais, esposa, marido, filhos, colegas de trabalho e demais seres em todos os planos da existência, material ou sutil, é o verdadeiro termômetro da prática".

E a meditação nos abre esse olhar. Esse espaço para olhar as coisas como realmente são.

O GEBB Arapiraca fica na Rua Esperidião Rodrigues, nº 291, em frente à Casa da Cultura, no Centro. Com encontros abertos a partir das 19h30, o Dia 1 do #Medite21 já é nesta quinta-feira (14). E aí, bora meditar? 

Lôh Alves

Uma alagoana cheia de virtudes e vicissitudes; comunicadora e amante das letras. Acredita que jornalismo é mais que vocação, é paixão. Desde 2014 desempenha várias funções no ambiente do ciberespaço para se consolidar e assumir novas tarefas na comunicação.  

É contando e ouvindo histórias que as memórias culturais e afetivas são resgatadas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros. Neste blog, vocês poderão ter essa experiência.

Ver todos os posts