Blogs

2019 E OS CONCURSOS EM ALAGOAS

21/01/2019 21h09
21/01/2019 21h09
2019 E OS CONCURSOS EM ALAGOAS
 

O governador de Alagoas, Renan Filho, reeleito com ampla maioria, mostrou que no seu primeiro mandato teve uma atenção bastante especial em relação aos concursos públicos. Mesmo trabalhando esse item em várias áreas, deu uma atenção primordial à segurança pública, fazendo assim dois concursos de Polícia Militar; um com 1000 vagas e outro com 500, em dois anos seguidos.

Esses certames ajudaram vários estudantes que estavam há anos  dedicando-se à tão sonhada aprovação. O curso de formação de praças dos concursandos de 2017 já está sendo finalizado para a entrada dos aprovados de 2018 numa nova turma que será iniciada neste ano. A banca continuou sendo a mesma e o edital praticamente o mesmo, facilitando assim a vida de todos os envolvidos na aquisição das vagas.

Logo depois de assumir o segundo mandato, ”Renanzinho” garantiu concurso em quatro órgãos: Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, e Perícia oficial, mostrando assim que a ênfase nessa área prosseguirá e as chances aumentarão para aqueles que se dedicam de forma exclusiva à vida estudantil.

O ponto negativo das provas desses órgãos é que os assuntos não são tão afins. Um exemplo básico é a PC e a PM. A princípio, os graus de escolaridade são diferentes: o primeiro pede nível superior; o segundo, médio. Quanto aos assuntos em disciplinas que constam nos dois programas, podemos exemplificar a área processual penal, pois enquanto na PM são trabalhados apenas o inquérito e a ação, na Civil, pela própria natureza do trabalho, quase todo o Código de Processo Penal consta no programa.

Para cargos de ensino médio, os conteúdos mais próximos, entre os cargos citados, foram os da PM e BM. Neste último, Raciocínio Lógico, ética e língua estrangeira divergiram foram disciplinas divergentes.    

Como visto, o ano será cheio de novidades e “velhidades” e eu espero que entre essas esteja a sua aprovação.

Boa sorte a todos e bons estudos.

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

Ver todos os posts