Blogs

Semana 003 - Planejação: tutorial reflexivo sobre o que você deve e não deve pensar ao planejar

Por Sala de Negócio 24/01/2018 13h01
Por Sala de Negócio 24/01/2018 13h01
Semana 003 - Planejação: tutorial reflexivo sobre o que você deve e não deve pensar ao planejar
Foto: Ilustração
Olá Senhoras e Senhores! Tudo bem com vocês?

2018 já começou com toda força do universo intergaláctico. E obviamente que todo início de ano é perfeito para avaliar seu desempenho do ano anterior e projetar as novas propostas de vida que serão aplicadas daqui pra frente (Esta bem, super clichê!). Só que você percebe que aquele regime que você imaginou fazer desde 2008, ou aquele crescimento exponencial de 2002 do seu negócio, ainda não vingou! Para piorar a situação, você não pensou em nada em dezembro porque estava em um relacionamento sério com as festas de fim de ano e quando acordou, percebeu que já estava lendo a terceira semana do meu blog (já pensou?).

Mas calma, pequeno gafanhoto, nada está perdido! Ainda temos muita coisa por fazer, planetas a conquistar, dinheiro pra ganhar. Não esqueça também de que nosso calendário brasileiro não começa no dia primeiro de janeiro, mas na quarta feira de cinzas, infelizmente (vou escrever um dia sobre coisas que a gente faz igual o tempo todo e não aprende)!

Desta forma está mais do que na hora de você começar a planejar sua vida, então, pegue sua caneta, seu lápis e... Espera um pouco! Antes de qualquer coisa tenho dizer que este tipo de atividade é algo realmente muito importante, principalmente, com a volatilidade do mundo, do mercado e das pessoas, o planejamento deve ser prioritariamente estratégico. Será nele o mapa que você deverá acompanhar para atingir seus objetivos. Na internet o que não falta são modelos, formas e materiais para isso, o problema na grande maioria das vezes é que estes ensinam muito como colocar as informações no papel, mas poucos, ou quase nenhum te ensinam a pensar porque você vai colocar aquela meta ou qual sentido de por aquele objetivo. Este tutorial, não lhe ensinará a preencher colunas, mas poderá trazer reflexões relevantes para a construção das mesmas. Desta maneira, pegue seu modelo de planejamento preferido e desenvolva-o com as informações abaixo:

PARE!

Você não vai conseguir planejar alguma coisa na sua vida enquanto estiver no whatsapp, jogando play, ou tomando uma com os amigos. Um pouquinho de concentração ajuda em muita coisa, principalmente se você for da parcela de pessoas que só sabe fazer uma coisa de cada vez. Contribua por favor, para o seu raciocínio fluir e conseguir colocar as informações corretas em seu devido lugar, do contrário o lado sombrio dos equívocos aparecerão mais rápido do que imagina.

PENSE NO SEU PROPÓSITO PARA DEPOIS TER PRIORIDADES

Boa parte do insucesso do planejamento está principalmente nesta conjuntura. Ninguém faz algo sem propósito, sem um porque, sem a identidade, sem ideal. Ela é a base de todas as informações que serão aplicadas posteriormente. O propósito é o que você quer propor para você, para sua empresa ou sua carreira. Entenda que os objetivos compõem características deles e tudo aquilo que não for à consonância, será um desvio misturado com perca de tempo e algumas doses da frase “nada dá certo pra mim”.

Aliado a concepção de seu propósito saiba que tudo na vida deve ter prioridades, não tem como fazer dez coisas ao mesmo tempo, mas dá pra fazer uma em tempo recorde. Não esqueça que por vezes uma ação é consequência da que você já havia finalizado anteriormente.

A ESTUPIDEZ DE NÃO PENSAR NO ESTÚPIDO

Pensar no absurdo é fundamental! Não bloqueie pensamento criativo e inovador, nem o seu, nem o do coleguinha do lado. Sonhar faz parte do processo, a diferença está em como a gente pode materializa-lo. Se você quer viajar pra Europa, pense e tente viabilizar. Se você quer ter 10 filiais espalhadas no mundo, saiba que você vai ter que se tornar poliglota ou ter um tradutor como funcionário no futuro.

Cuidado somente com uma coisa. Seja absurdo para transformar no real. O sonho nada mais e do que seu lado empreendedor chamando você para sair da sua zona de conforto!

O TEMPO É A ÚNICA UNIDADE DE MEDIDA QUE IMPORTA

Jovem, TEMPO é o cara! Ele realmente é uma unidade de medida e é o único que consegue legitimar a existência de tudo que existe. Passado, presente e futuro, ele que possui a patente destes nomes, principalmente por ele ser relativo. Você sabia que a força da gravidade influencia o tempo no espaço? (momento Discovery Chanel).

Sabendo disso, é muito grave (alguém entendeu a piada sem graça?) não levar em consideração o tempo em seu planejamento. Prazos devem ser colocados e seguidos com o maior cuidado possível. Eles que garantirão a veracidade e a legitimidade do teu trabalho. Quando forem curtos demais, você ficará sufocado, quando forem muito longos, perderá sentido e importância.

E SE VOCÊ DEIXAR DE PENSAR NO “E SE”?

Pense em uma coisa chata, é o achismo! Você colocou um objetivo, fez uma meta, e estipulou um prazo, só que depois disso tudo, você ou seu coleguinha fica incluindo porquês e suposições que não fazem sentido. Jovem, você não tem bola de cristal, e se planejamento trabalha com previsibilidade, ela deve vir acompanhada de estudos baseados em dados e não no seu nível de XMEN de prever o futuro.

VOCÊ NÃO FAZ TUDO SOZINHO (A FALSA INDEPENDÊNCIA)

Tudo fica mais fácil quando a gente começa a ter um pouquinho de humildade (lembra do texto passado?) e percebe que existem, amigos, parceiros, colaboradores, fornecedores, família, e outros seres que possam contribuir diretamente e indiretamente com o seu sucesso! Listar com quem você pode contar e o que também você pode oferecer é começar a gerar empatia. Não tenha medo de pedir ajuda, mas tenha limites de até que ponto pode chegar.

SE NÃO TIVER DESAFIO, TEM ALGUMA COISA ERRADA (O RISCO DE NÃO TER RISCO)

Querido! Está olhando para teu planejamento agora? Está fácil? Então volte pra fazer novamente! Projetar uma vida, carreira ou mesmo uma empresa requer riscos, que serão devidamente calculados com seu plano, contudo a possibilidade de erro, de falha e de não cumprimento ainda existe (e muito). Se você não está a fim de desafio, nem comece. Continue com o “deixa a vida me levar” do Zeca Pagodinho e pronto. Vai ser mais fácil e indolor. Desafios requerem, renuncias, força de vontade e acima de tudo mudanças de hábitos e comportamentos. Aqui neste espaço não há vagas para pessoas acomodadas e relaxadas. Quem está com vontade de cumprir suas coisas, está disposto a tocar o terror, como acordar cedo pra malhar, sair mais tarde da empresa, deixar de sair no fim de semana e outras coisas mais complexas.
NINGUEM FAZ PLANEJAMENTO PRA SER TRISTE – DIVERSÃO E FELICIDADE NÃO É UMA CONDIÇÃO

Seja feliz Meu filho!!! Felicidade não pode se tornar um dever, mas um resultado natural de um conjunto de ações sistemáticas que contribuem para o favorecimento de sua auto realização. Não se mate por dinheiro, deixe que ele seja consequência, mesmo que a gente fique feliz com ele! Tenha coisas que possam lhe dar prazer, que te façam gozar das coisas boas da vida! Festeje as pequenas realizações e tente fazer com que elas se tornem constantes! Positividade é tudo!

ACOMPANHE ESTA P#@$&!

99,99999% das ações que você não cumpriu nos anos anteriores foram porque simplesmente você não teve nenhum mecanismo de controle ou de acompanhamento. Coloque em um lugar visível então meu jovem! Na porta do seu escritório, no teto do seu quarto, no seu computador, na mesa de jantar ou no para-brisa do seu carro! Não adianta você fazer tudo lindo hoje e só pegar no plano novamente em 2022. Veja sua evolução, avalie se está coerente com frequência, faça modificações quando necessário e reflita sobre suas ações.

Planejamento não precisa ter 20 páginas, nem ser um mapa de 3 metros. Sou consultor e empresário e utilizo um quadrinho azul do tamanho de 2 folhas de A4.
Para finalizar, a coisa mais importante de todas: trabalhe duro, só assim terás retorno!