Blogs

CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS: Um sonho quase concreto.

05/05/2016 11h11
05/05/2016 11h11
CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS: Um sonho quase concreto.

Fazer parte do Corpo de Bombeiro é o sonho de muita gente, e este sonho está mais próximo de ser realizado.

Os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco já se manifestaram acerca do tema. As autoridades da área de segurança pública e, em algumas ocasiões, os próprios governadores reconheceram o “déficit” quanto ao quantitativo na ativa e afirmaram que haverá publicação de edital nestes próximos meses.

O mais próximo poderá ocorrer em Sergipe, onde o Coronel Reginaldo Dória, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, no mês de Março, afirmou ter conversado com o governador, Jackson Barreto, e este firmou compromisso de realizar o concurso o mais breve possível, tendo em vista o número reduzido de membros na corporação.

No estado de Pernambuco, o Coronel Manoel Francisco Cunha, Comandante da corporação, em Abril do corrente ano, além de anunciar que esta não participaria do movimento grevista em curso no estado, afirmou que, após diálogo com o governador Paulo Câmara, haveria a publicação de concurso para a contratação de novos membros ainda este ano. Dentro da mesma perspectiva, ratificou também  os certames para o cargo de oficial das duas corporações militares do estado (Polícia e Bombeiros).

Em Pernambuco e em Alagoas, o último certame aconteceu em 2006, ou seja, há 10 anos, por isso nosso estado também está na iminência de juntar-se aos estados vizinhos numa renovação de efetivo.

Não houve, até o momento, nenhum anúncio oficial que desse mais crédito a esta expectativa, porém, com um efetivo bem reduzido, as associações que trabalham em defesa da entidade reivindicam a realização deste concurso há alguns anos. Internamente, cogita-se que este será realizado no próximo ano, não sendo neste devido ao procedimento eleitoral que impede a publicação de edital neste período. Há uma grande necessidade que só será amenizada após novas contratações, por isso a iminência deste certame na terra dos Marechais é algo concreto.

O candidato que deseja estar no quadro efetivo da corporação nos estados citados deve, de imediato, revisar as quatro principais matérias que sempre estão presentes nestas ocasiões: Português, Matemática, Geografia (geral e local) e História (geral e local). Poderá haver matérias além destas nos conteúdos programáticos, todavia o estudo prévio destas disciplinas garante, aproximadamente, 60% dos conteúdos desta área.

Não esperem o que já está previsto, comecem agora, pois, para os concurseiros que se garantem, o período pós edital foi feito apenas para revisão e resolução de questões, e não para estudar todo o programa expresso.

Um forte abraço!
 


Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta.

Paulo Coelho

 


 

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

Ver todos os posts