Blogs

Vamos esclarecer: Marketing não significa “enrolar” pessoas. Marketing busca encantar

07/03/2016 14h02
07/03/2016 14h02
Vamos esclarecer: Marketing não significa “enrolar” pessoas. Marketing busca encantar
Podemos ouvir constantemente: A culpa é do marketing! E não é bem assim que as coisas funcionam. Sabemos que tem marqueteiros que trabalham de forma apelativa, não se preocupam com a conquista, e sim, com a comercialização imediata. Mas os MARKETÓLOGOS (isso mesmo, marqueteiro é um termo pejorativo), visam a conquista, o encantamento contínuo, um público fiel.

O conceito moderno de MARKETING surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando ocorreu um maior avanço de industrialização mundial, que fez com que aumentasse a competição entre as empresas por maior disputa a uma fatia do mercado.

O fato de produzir, vender produtos e serviços com qualidade já não estava atraindo clientes e consequentemente não obtendo o lucro esperado. Com o aumento das opções, o cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando quais das alternativas disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício.

As organizações, reconhecendo que a decisão final sobre a compra dos produtos estaria nas mãos dos clientes, começaram a criar e desenvolver técnicas como pesquisa de mercado, comunicação das qualidades e benefícios dos produtos em veículos de massa, expansão e diversificação dos canais de distribuição, adequação de produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.

Muitas pessoas pensam em marketing apenas como o processo de vendas ou propaganda. Tal fato se deve porque todos os dias ocorrem bombardeios de comerciais de televisão, anúncios de jornais e revistas, mala-direta, outdoors, e telemarketing-ativo. Alguém está sempre tentando vender alguma coisa. Na realidade a questão de vendas e propaganda, são apenas um pequeno pedaço deste complexo universo chamado marketing.

Marketing vai além da comercialização e divulgação da marca. Não podemos dizer que o mesmo foi criado para “induzir” as pessoas comprarem descontroladamente, porém, ele tem o papel de mostrar a diversidade de produtos e serviços disponíveis no mercado e satisfazer a necessidade existente, seja uma necessidade exposta ou implícita. Além dessa divulgação, é papel do marketing a preocupação e cuidado com o cliente também. A forma como as organizações lidam com seu público e como esse público enxerga as organizações tem um valor imensurável para os marketólogos, visto que, é através dessas parcerias saudáveis que os lucros almejados pelas empresas são alcançados.

“Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999). “

A satisfação do cliente é o principal foco do marketing. E satisfaze-lo não deve ser algo momentâneo, e sim algo que crie vínculos, que gere encantamento, segurança e respeito. E os marqueteiros que não trabalham com essa visão estão ficando fora do mercado, pois, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes.

Nós, marketólogos, temos total respeito por nossos clientes, queremos relacionamentos baseados na confiança e duradouros. Em todas as áreas profissionais, infelizmente, sempre terá um ou outro para descumpri com a ética, mas que isso não seja uma regra. O diferencial justamente está naqueles que conseguem o sucesso sem ter que ser o “diabo” da história.

Abraços,

QUER SABER MAIS? Entre em contato conosco (82)98180-7586 ou (82) 99931-4704 ou nos procure no facebook: https://www.facebook.com/mob20alagoas/

 Renata Suyene Batista de Lima
Bacharel em Relações Públicas e tecnóloga em Marketing.
Pós-graduanda em Administração e Gestão de Negócios. Trabalha com foco na excelência do atendimento ao cliente interno e externo e vendas.