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CONCURSO INSS 2016: Dicas de última hora!

29/02/2016 09h09
29/02/2016 09h09
CONCURSO INSS 2016: Dicas de última hora!

Bom dia  a todos!

Mais uma semana, mais um texto, mais uma ajuda a todos os concurseiros.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lançou seu edital em Dezembro de 2015 com algumas surpresas: uma delas é a presença de um percentual de vagas para candidatos negros;  a outra é o lapso temporal entre a publicação do edital e a data da prova objetiva (Maio de 2016), que soma quase 5 meses.

Muitos candidatos já vêm de uma longa jornada de preparação, mas sempre há algo para revisar, por isso estamos aqui para repassar aquelas “dicas de última hora” em relação às principais disciplinas abordadas neste certame.

Com relação à Língua portuguesa (numa abordagem da gramática pura e aplicada), a banca escolhida, CEBRASPE, costuma trabalhar, além dos textos que, geralmente, versam sobre assuntos atuais, as funções do QUE e do SE, as principais regras de pontuação, Regência e Crase, Concordância, Pontuação, Ortografia.

Na análise do QUE, veja seu papel de pronome relativo nas orações subordinadas adjetivas, pois a banca pode pedir sua função sintática, colocando-a como sujeito, OD, OI, entre outros; já na análise do SE, lembre-se do seu papel como partícula apassivadora e como índice de indeterminação do sujeito. Na pontuação, dê ênfase às regras de vírgula, principalmente às das orações e termos deslocados ou intercalados. Quanto à Regência e à Crase, é bom dar uma analisada nos verbos mais errantes na linguagem usual e, ainda, ver as preposições que regem alguns nomes na língua portuguesa. Verbos como NAMORAR, ASSISTIR, ASPIRAR, QUERER, ESQUECER, LEMBRAR, PAGAR e nomes como ALHEIO, APTO, OBEDIÊNCIA, PREFERÍVEL, FÁCIL, ESSENCIAL podem ser solicitados pela banca. No tocante à Concordância, as questões trabalham, em sua maioria, simples combinações, em número, entre termos ligados semanticamente. Um exemplo básico está abaixo:

CESPE - 2013 - TJ-DF

A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas no mundo não pensam sobre o cibercrime, por não acreditarem que poderiam ser vítimas desse tipo de ação, enquanto 21% admitem não tomar quaisquer medidas de segurança quando estão online.

A alteração da flexão de plural do pronome “quaisquer” para a forma singular — qualquer — acarretaria incorreção gramatical ao texto.   CERTO   (     )          ERRADO   (     ) 

A questão acima está correta pelo simples fato de “quaisquer”, obrigatoriamente, concordar com a expressão “medidas de segurança”, não podendo assim ficar no singular.

Relativo à ortografia, o candidato deve analisar as regras do X/CH, S/Z e algumas correlações, tais quais ND/NS, TER/TENÇÃO, CED/CESSÃO. Não deve ser descartado o estudo dos principais parônimos da língua portuguesa e de seus significados.

POR FAVOR, não se esqueçam de revisar Colocação Pronominal, pois este é o “assunto do momento” de todas as bancas. Além de ser um assunto fácil, é abordado de forma simples e, às vezes, integrado uma questão que aborda outros conteúdos.

                 Para não ficarmos apenas numa análise gramatical, eis as palavras de minha amiga, Professora Edjane Rocha, participante assídua deste blog, que indicará alguns pontos acerca da Legislação Previdenciária e da Ética no Serviço Público.

Bom dia a todos, sou a Professora Edjane Rocha, servidora pública do IFAL, aprovada no certame de 2011, em 1º lugar, e em 7º. lugar no concurso do INSS/2011, graduada em Direito e especialista em Gestão Pública, Advogada, Professora nas áreas Jurídica e de Gestão Pública e Proprietária do curso preparatório para concursos Erga Omnes.  Hoje, gostaria de lhes falar um pouco acerca do Concurso do INSS/2016, que será promovido pela banca CESPE/CEBRASPE, que aplicará prova objetiva em 15/05/2016, para o preenchimento de 800 vagas para Técnico do Seguro Social – Nível Médio e de 150 vagas para Analista do Seguro Social – Assistente Social, cujas remunerações atuais são respectivamente de R$5.344,87 e de R$7.954,09.

Inicialmente, se faz mister compreender o “estilo CESPE de avaliar”, que abrange uma estratégia metodológica de nivelamento qualitativo (“por cima”), utilizando-se de questões muito bem elaboradas e contextualizadas, desenvolvidas em situações-problema (casos práticos), baseadas nos conteúdos relacionados no edital, avaliando, assim,  o conhecimento do candidato e suas habilidades, bastante além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a sua capacidade de raciocínio e selecionar o candidato melhor preparado. Integra a sua metodologia avaliativa a penalidade de (-1) ponto negativo para cada erro cometido, causando a perda da questão incorreta, além outra respondida corretamente, o que obriga o candidato a evitar a realização dos famosos “chutes” na prova, garantindo realmente o conteúdo de acordo com o seu saber.

O exame objetivo constará de 120 questões (50 – conhecimentos básicos e 70 – conhecimentos específicos), abrangendo para técnico: ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língua portuguesa, raciocínio lógico e noções de informática) e 70 de conhecimentos específicos (seguridade social). Já para analista, serão submetidos a 120 perguntas sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social e conhecimentos específicos.

No que se refere à disciplina Direito Previdenciário, que corresponde a 58,33% da prova objetiva, recomendamos que o candidato intensifique os estudos, especialmente quanto ao tema Benefícios Previdenciários, que representaram nos últimos certames, cerca de 80% da prova de conhecimentos específicos, o que exigirá do candidato amplo conhecimento acerca dos detalhes relativos a cada benefício previdenciário e sua aplicação prática, consideradas as diversas alterações legislativas recentes, tais como Lei Complementar 150/2015 – Trabalho das Domésticas, Leis 13.134/2015, 13.135/2015 , Lei 13.183/2015, dentre outras várias, inclusive a Lei 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência(Para o cargo de Assistente Social), que alteraram significativamente as Leis 8.212/1991 e 8.213/1991.

Salutar importância também deve ser dedicada aos demais conteúdos, que incluem desde os Princípios da Seguridade Social, Evolução dos Modelos Previdenciários no contexto Mundial e no Brasil, Hierarquia de Normas, Técnicas de Interpretação e Integração Normativa, Regimes Previdenciários, Espécies de Segurados do RGPS, Financiamento da Seguridade Social( Receitas da União, Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes,  Salário-de-contribuição: Conceito, Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes, Limites mínimo e máximo, Proporcionalidade, Reajustamento, Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social, Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Obrigações da empresa e demais contribuintes, Prazo de recolhimento, Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária;  Decadência e prescrição; Crimes contra a Seguridade Social; Recurso das decisões administrativas; Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios; Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado.

Quanto à Disciplina Ética no Serviço Público, cujo conteúdo está presente no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007 a banca Examinadora tem abordado tais conteúdos em sua literalidade, porém sempre os contextualizando em casos práticos, utilizando-se, por exemplo, dos preceitos contidos nas Regras Deontológicas para exemplificar situações que envolvam o comportamento profissional de servidores, abertura de processos e sindicâncias, divulgação dos casos e nomes dos envolvidos em sites com a aplicação de penalidades diversas, tudo isso para testar os conhecimentos dos candidatos quanto ao conteúdo ético presente no código de Ética, face ao contemplado na Lei 8112/1990 e CFRB/1988, requerendo dos mesmos, além do aprendizado dos conteúdos, o conhecimento da sua exata localização no conjunto normativo exigido no certame.

 

“O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar”

Sócrates

Até a próxima semana!