Blogs

Como preparar-se para a possível crise de amanhã?

23/02/2016 09h09
23/02/2016 09h09
Como preparar-se para a possível crise de amanhã?
Atualmente, a palavra CRISE está no ranking das mais utilizadas pelas pessoas. Dor de cabeça? É a CRISE! Vizinho morreu? É a CRISE! Mas, quando essa se torna a palavra principal no cotidiano empresarial é preocupante, pois, o mercado está em recessão e não parado. É preciso estar atento à COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, o que é deixado transparecer para o público, pois sua empresa pode estar perdendo com essa famosa desculpa.

Tudo em uma organização deve ser planejado para obter bons resultados por meio de estratégias. Data e hora marcada para atividades rotineiras, pensar nos investimentos, buscar meios de reduzir custos e observar se o negócio está gerando lucro. Até ai nada de outro mundo, essas são ações possíveis de serem executadas. Mas a COMUNICAÇÂO ORGANIZACIONAL está alinhada com todas as medidas estratégicas adotadas com o planejamento?

Sabemos que a COMUNICAÇÃO é uma ferramenta imprescindível no mundo das empresas contemporâneas. Talvez, nas enfadonhas aulas ou congressos sobre Gestão e Negócios, muitos empresários visassem otimizar a saúde financeira da empresa somente com esquemas e planilhas, esquecendo-se das CRISES ORGANIZACIONAIS geradas por ruídos nos processos da comunicação.

Uma solução eficaz para tal problemática seria contratar um profissional para trabalhar estrategicamente a Comunicação, um Relações Públicas ou uma Agência de Comunicação Integrada. Dessa maneira, sua empresa teria pessoas capacitadas para auxiliar na preparação de possíveis crises no ambiente corporativo, trabalhando as relações com os seus públicos e aplicando as soluções mais adequadas.

O suporte profissional nessa área é essencial para um bom planejamento comunicacional, pois, gerir o conhecimento do que acontece na empresa, a opinião dos colaboradores, controle das ações executadas, possibilita segurança na hora de enfrentar uma crise evitando grandes perdas, principalmente as financeiras. Cortar verbas com ações de comunicação não é a melhor forma de reduzir custos, o melhor é destiná-las de forma correta!

Pense nisso! Quem sabe o segredo para superar essa adversidade esteja em se comunicar melhor!

 Thaise Sena
Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas; MBA em Gestão de Recursos Humanos, Pós Graduanda em Docência do Ensino Profissionalizante. Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no eixo Gestão e Negócio. Sócia da Fora da Caixa Consultoria em Gestão Pública e Empresarial e Co-fundadora do Escritório de Coworking – MOB 2.0 de Arapiraca.