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CONCURSO IFAL 2016: Banca e vagas definidas.

21/02/2016 20h08
21/02/2016 20h08
CONCURSO IFAL 2016: Banca e vagas definidas.

Bom, o IFAL (Instituto Federal de Alagoas) está com edital previsto para este ano, possivelmente segundo semestre. É um dos concursos mais esperados pelos concurseiros de plantão. Para falar sobre este certame, convidei uma pessoa mais do que especialista para passar detalhes acerca do tema, minha amiga Prof. Edjane Rocha.

Boa noite a todos, sou a Professora Edjane Rocha, servidora pública do IFAL, aprovada no certame de 2011, em 1º lugar, graduada em Direito e especialista em Gestão Pública, advogada, professora nas áreas jurídica e de gestão pública e proprietária do curso preparatório Erga Omnes. Gostaria de lhes falar um pouco acerca do Concurso IFAL/2016, cujo edital está iminente, no qual serão oferecidas 194 vagas para os cargos de técnico em assuntos educacionais, programador visual, pedagogo, nutricionista, jornalista, enfermeiro, bibliotecário, arquivista, administrador, técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em eletrotécnica, técnico de tecnologia da informação, técnico de laboratório, auxiliar de biblioteca, assistente de aluno, professor de ensino básico, técnico e tecnológico, a ser promovido pela banca COPEVE, que possui uma abordagem “peculiar”, relativa aos conteúdos propostos no edital, cujos cargos – níveis médio e superior, possuem remuneração oscilando entre R$ 1.739,04 a R$7.333,09, conforme a graduação do candidato, sendo as jornadas de trabalho de 30 até 40 horas.

Primordialmente, é preciso salientar que para lograr êxito no certame, se faz necessária uma preparação de qualidade e com boa antecedência, na qual o candidato deverá realizar um Planejamento de Estudos eficiente, que contenha, além das metas diárias de conteúdos teóricos e resolução de questões, proporcionalmente ao respectivo peso no certame, deverá incluir também horas  diárias para a revisão dos conteúdos estudados em dias anteriores, tudo adequado à realidade pessoal do candidato, possibilitando-lhe simultaneamente aprendizado e memorização de conteúdos, através de um “refresh” diário de conteúdos assimilados, fixando-os permanentemente em sua memória.

Quanto ao conteúdo a ser estudado, recomendamos que, em se tratando de Direito Administrativo, haja um enfoque maior na lei 8666/1990 – Licitações, acrescida de suas alterações em que destacamos Modalidades, Tipologias e Contratos Administrativos, bem como na lei 10.520/2002 – Pregão, com realce para a espécie Eletrônica, cuja adoção é mais frequente na Administração Pública na atualidade. Salientamos ainda que, a base do Direito Administrativo – Regime Jurídico (Estrutura, Princípios e Poderes, Controle dos Atos Administrativos, Transparência e Regime Jurídico dos Servidores), deve ser objeto de bastante dedicação do alunado, que deve estar preparado para a sua abordagem sob um prisma Organizacional, visto que a COPEVE aborda tais conteúdos em contextualização de temas, dando enfoque a mais de um deles simultaneamente, abordando, por exemplo, numa mesma questão, a temática Evolução dos Modelos de Administração Pública com a aplicação prática dos Poderes Administrativos e Princípios, através da atuação do servidor, isso exemplificado num determinado momento histórico da Administração, examinando os conhecimentos do aluno quanto à compreensão dos conteúdos de Direito Administrativo diante de cada fase da Administração Pública.

No que concerne aos Conhecimentos Específicos, que corresponde à aproximadamente 42% da prova, abrangendo Noções de Arquivologia, Gestão Patrimonial, Gestão Documental e Técnicas de Redação Oficial, Gestão de Recursos Humanos, OS&M – Organização, Sistemas e Métodos, Logística, Gestão de Recursos Materiais, Noções de Administração Financeira e Orçamentária e Atendimento ao Público, os candidatos devem se dedicar com muita intensidade, visto que a abordagem utilizada pela COPEVE é muito enfática, quanto a tais temas, envolvendo inclusive, a contextualização simultânea de vários conteúdos abordados numa mesma questão, requerendo do alunado uma visão sistêmica acerca dos conteúdos de Gestão Pública, sobretudo diante de situações de sua aplicação prática.

Forte abraço dos Professores Anderson Pereira e Edjane Rocha.

Até a próxima semana!

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

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