Blogs

O amor, Maria e João

06/06/2014 22h10
06/06/2014 22h10
O amor, Maria e João
Dia dos namorados se aproximando e nada mais oportuno do que falar do sentimento que emana dos corações apaixonados.
Ao longo dos tempos ele já foi cultuado como um deus, declamado em poemas, musicado em canções, dançado em diferentes ritmos, assistido no cinema e na televisão, expressado em pinturas e esculturas, estudado nas ciências, condenado e venerado na religião. Foi também o eliciador de guerras e o motivador da paz.
Você já sabe do que estou falando? Estou falando dele, o amor (ahhh, o amor). Mas agora faço outra pergunta. Você sabe o que é amor? “Amor é fogo que arde sem se ver”, disse o poeta. Vamos ver se ele tinha razão.
Amar é uma ação e como toda ação é comportamento (operante). Por ser um comportamento operante ele é mantido por suas consequências. Por exemplo: Maria faz uma declaração (comportamento) para seu namorado João e recebe em seguida carícias e afagos dele (consequência). Dizemos que essa consequência mantém o comportamento de fazer declarações. Se não houver consequências (carícias e afagos) é provável que o comportamento de Maria de fazer declarações diminua até o ponto de se extinguir por completo. Assim, dizemos que amamos alguém quando este alguém produz várias consequências (reforçadores) para o nosso comportamento de amar. Esse é o primeiro ponto.
Amar é um comportamento molar (amplo) formado de comportamentos moleculares (específicos). Oh céus! Mas o que raios isso quer dizer? Quer dizer que como Maria ama João ela telefona para o amado, pensa nele, ouve músicas que fazem lembrar dele, fala sobre ele, sente sua falta quando ele está ausente, presenteia-o, escreve cartas para ele (alguém aqui ainda escreve cartas?), envia e-mails (alguém ainda envia e-mails?), envia mensagens pelo WhatsApp (isso todo mundo faz), acaricia, elogia, abraça, beija, faz sexo com ele (hummm), acha bonitinho as bobagens que ele faz ou diz, sente-se feliz perto do amado e quer permanecer todo o tempo do mundo ao seu redor (pena que o tempo passa tão rápido nesses momentos, não é?) etc. Assim, amar é uma classe de comportamentos formado por outros comportamentos e o somatório deles é o que denominamos amor. Esse é segundo ponto.
Mas isso é apenas parte do processo. Maria também tem reações as quais os outros não tem acesso. São os comportamentos privados. Aí vão alguns exemplos: sensações, emoções, ansiedade, coração acelerado, tremores, frio na barriga... Essas reações são mais comuns na fase inicial do amor: a paixão. Esse é o terceiro ponto.
O comportamento amoroso de Maria produz também alterações nos níveis hormonais e na produção pelo organismo de neurotransmissores ligados a sensação de prazer e bem estar como a dopamina e a serotonina. Esse é o quarto ponto.
Assim, se você, leitor, está apresentando esses comportamentos, parabéns, você também está amando! Esse é o quinto e último ponto.
E diante de tudo que foi dito sobre o amor penso que sim, o poeta tinha razão, ao menos em partes: “amor é fogo que arde sem se ver” e também é fogo que arde e é visto.
Mas como nem tudo na vida é chocolate, pode ser que um dia o romance que parecia eterno entre Maria e João chegue ao fim e...
Até aqui falei das venturas do amor e de amar, mas em um próximo texto falarei de suas desventuras. Aguardem as próximas cenas desse romance!


Finalizo com "João e Maria", de Chico Buarque e Nara Leão, uma das minhas canções preferidas.

Por Jacinto Neto
Psicólogo Clínico Comportamental
CRP 15-3274 
 

 

Além da Caixa

O Além da Caixa é um espaço para a discussão dos mais diversificados temas sob a ótica da psicologia do comportamento. De maneira direta e com uma linguagem clara falaremos ao público em geral, mas sem destoar dos princípios da Psicologia Científica.
Seus responsáveis são os psicólogos comportamentais Cinthia Ferreira CRP 15/3287, Jacinto Neto CRP 15/3274, Jackelline Lima CRP 15/3275 e Renata Lopes CRP 15/3296, graduados em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e pós graduação em Análise do Comportamento.
Endereço: Clínica Vida Bella - Av. Ceci Cunha, 255, Alto do Cruzeiro - Arapiraca/AL.
Telefone para contato: 35211565 / 96180666

Ver todos os posts