Blogs

Quantas curtidas você merece?

Por Cinthia Rafaelle Ferreira Lima 23/01/2014 21h09
Por Cinthia Rafaelle Ferreira Lima 23/01/2014 21h09
Quantas curtidas você merece?

 

O que representa uma curtida para você? parece engraçado, mas os motivos pelos quais as pessoas publicam em suas páginas são  reforçadores existentes nas próprias redes sociais. Quem não fica satisfeito em ver que aquela foto recém postada já possuí inúmeras curtidas  e muitos comentários?

A foto na academia, em uma festa, em uma viagem, com amigos, sozinho fazendo biquinho em frente ao espelho, na praia de biquíni ou sunga, sem camisa, foto da comida, do cachorro, da mãe, do carro, com aquele look novo, com o telefone “do momento” na mão... Não importa a situação, a finalidade é sempre a mesma uma curtida, um elogio, uma cutucada, uma compartilhada, um comentário, ou seja, um reforçador!

Ao ler esse texto alguns podem emitir uma resposta de imediato: “Ah! mas eu não sou assim, eu não faço isso”. Entretanto, se você, leitor, analisar seus posts no facebook, vai perceber que os publicou para obter os objetivos acima citados.

Atente para seus amigos que comumente fazem posts sobre como estão se sentindo por exemplo: “hoje estou  me sentindo triste L”.  As respostas mais comuns são: “não fique assim, tudo vai ficar bem”, “você pode contar comigo para o que precisar”. Esse individuo queixoso teve como consequência um reforço. (Atenção), aumentando a probabilidade do comportamento de se queixar voltar a ocorrer.

Mas porque que uma simples rede social pode ser tão reforçadora?

Como a maioria das pessoas aprendeu a agir ao longo de sua vida quando o outro precisa de apoio? Que devemos ser prestativos, benevolentes, caridosos, etc. De acordo com o aprendizado desse sujeito, quando ele emite esse tipo de comportamento (se queixar, dizer que está triste), obterá como resposta uma palavra de apoio e carinho. O que é reforçador tanto para o emissor que publicou como para o receptor que fez “a sua boa ação do dia”.

Bem, meu caro leitor, o tema desse texto faz referência ao símbolo “curtir”, tão comum no facebook, uma das redes mais usadas atualmente. O que é mais reforçador do que um polegar acenando que se obteve a aprovação para o que se fez?

Algumas pessoas desconhecem a dimensão que as mídias sociais podem alcançar e o grau de exposição desnecessário que é feito através dela. Um dos pontos preocupantes no caso do uso abusivo desses artifícios para obter reforçadores nas redes sociais, é que o sujeito perde a oportunidade de treinar suas habilidades de socialização na vida real. Consequentemente, em situações que estas habilidades lhes sejam necessárias o sujeito pode responder esquivando-se ou fugindo em virtude de não possuir repertório comportamental para lidar com estas situações, tais como: uma reunião, uma paquera ou apresentação de trabalho na escola ou na faculdade. A ajuda profissional é recomendada para o sujeito que percebe sua falta de habilidade para lidar com determinadas situações.

Fique atento com o que você e seus amigos postam no facebook. Por exemplo, postar que está se sentindo triste não irá resolver o seu problema, apenas fará algumas pessoas se apiedarem de você. Aí você posta novamente, se apiedam novamente, você posta mais uma vez, e elas se apiedam mais uma vez e assim sucessivamente, mantendo o seu comportamento.  O que a principio pareceria inofensivo, pode tornar-se um grande problema.

Por fim, venho assinalar que como um meio de entretenimento, as redes sociais cumprem bem o seu papel e o seu uso é de responsabilidade única do usuário. Por ser divertido e cheio de possibilidades, espero que você, leitor, as explore da melhor forma possível. Agradeço seu tempo finalizando com uma pergunta. E esse texto merece uma curtida?

 




Por Cinthia Rafaelle Ferreira Lima
CRP15/3287
Psicóloga Clínica Comportamental

Além da Caixa

O Além da Caixa é um espaço para a discussão dos mais diversificados temas sob a ótica da psicologia do comportamento. De maneira direta e com uma linguagem clara falaremos ao público em geral, mas sem destoar dos princípios da Psicologia Científica.
Seus responsáveis são os psicólogos comportamentais Cinthia Ferreira CRP 15/3287, Jacinto Neto CRP 15/3274, Jackelline Lima CRP 15/3275 e Renata Lopes CRP 15/3296, graduados em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e pós graduação em Análise do Comportamento.
Endereço: Clínica Vida Bella - Av. Ceci Cunha, 255, Alto do Cruzeiro - Arapiraca/AL.
Telefone para contato: 35211565 / 96180666

Ver todos os posts