Banner Whats App - Já é Notícia
GALETERIA
Sigam-me os CONCURSEIROS!

Sigam-me os CONCURSEIROS!

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e formando em Direito pela UNEAL, pós-graduando em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, oito anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e proprietário do curso preparatório ESTUDEANTES.

2019 E OS CONCURSOS EM ALAGOAS

Esse texto mostrará os certames anunciados pelo governador com previsão de publicação de edital em 2019.

 

O governador de Alagoas, Renan Filho, reeleito com ampla maioria, mostrou que no seu primeiro mandato teve uma atenção bastante especial em relação aos concursos públicos. Mesmo trabalhando esse item em várias áreas, deu uma atenção primordial à segurança pública, fazendo assim dois concursos de Polícia Militar; um com 1000 vagas e outro com 500, em dois anos seguidos.

Esses certames ajudaram vários estudantes que estavam há anos  dedicando-se à tão sonhada aprovação. O curso de formação de praças dos concursandos de 2017 já está sendo finalizado para a entrada dos aprovados de 2018 numa nova turma que será iniciada neste ano. A banca continuou sendo a mesma e o edital praticamente o mesmo, facilitando assim a vida de todos os envolvidos na aquisição das vagas.

Logo depois de assumir o segundo mandato, ”Renanzinho” garantiu concurso em quatro órgãos: Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, e Perícia oficial, mostrando assim que a ênfase nessa área prosseguirá e as chances aumentarão para aqueles que se dedicam de forma exclusiva à vida estudantil.

O ponto negativo das provas desses órgãos é que os assuntos não são tão afins. Um exemplo básico é a PC e a PM. A princípio, os graus de escolaridade são diferentes: o primeiro pede nível superior; o segundo, médio. Quanto aos assuntos em disciplinas que constam nos dois programas, podemos exemplificar a área processual penal, pois enquanto na PM são trabalhados apenas o inquérito e a ação, na Civil, pela própria natureza do trabalho, quase todo o Código de Processo Penal consta no programa.

Para cargos de ensino médio, os conteúdos mais próximos, entre os cargos citados, foram os da PM e BM. Neste último, Raciocínio Lógico, ética e língua estrangeira divergiram foram disciplinas divergentes.    

Como visto, o ano será cheio de novidades e “velhidades” e eu espero que entre essas esteja a sua aprovação.

Boa sorte a todos e bons estudos.

  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

©Todos os direitos reservados - 2019
Agência Lúmen