Blogs

Maurício Quintella está na cota de Renan Filho e pode assumir secretaria

Por Paulo Marcello 13/01/2019 09h09
Por Paulo Marcello 13/01/2019 09h09
Maurício Quintella está na cota de Renan Filho e pode assumir secretaria
Quintella deve ser confirmado como secretário de Estado de Infraestrutura - Foto: foto: Época
O ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR) é cotado para assumir um cargo no primeiro escalão do governo de Alagoas. O ex-deputado federal foi candidato a senador na eleição de 2018 e foi o terceiro mais votado, ficando atrás dos senadores eleitos Rodrigo Cunha (PSDB) e Renan Calheiros (MDB).

De acordo com uma fonte palaciana, Quintella deve ser confirmado como secretário de Estado de Infraestrutura, mas a assessoria de comunicação do Palácio República dos Palmares não confirmou e nem desmentiu a informação. Nos bastidores do governo, o ex-ministro tem ‘trânsito livre’ e é considerado nome fortíssimo na disputa pela prefeitura de Maceió nas eleições de 2020.

Maurício Quintella Malta Lessa

Tem 47 anos de idade, é advogado e servidor concursado da Justiça do Trabalho. Iniciou sua carreira política como vereador por Maceió, em 1996, mas se licenciou para assumir a secretaria municipal de Educação. Nas eleições de 2000, Quintella foi reeleito e ocupou a presidência da mesa diretora da Câmara dos Vereadores por dois anos.

Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PSB, mas se licenciou para exercer o cargo de secretário Extraordinário Metropolitano de Alagoas (2003 a 2005). Foi também secretário de Estado de Educação (2004 e 2005). Foi reeleito deputado federal em 2006, pelo PDT; já pelo PR, Quintella foi eleito mais duas vezes (2010 e 2014).

Em 2015 tornou-se líder do PR na Câmara dos Deputados, mas anunciou que deixava o posto no dia 11 de abril de 2016, apenas 6 dias antes da votação que autorizou a continuidade do processo de Impeachment de Dilma Rousseff. Na época, Lessa afirmou que o motivo da renúncia à liderança era a sua posição favorável ao impedimento da Presidente, sendo que a Executiva do partido era contrária.

Apesar de ter feito parte da Comissão Especial do Impeachment na Câmara, não votou, sendo substituído pelo suplente. Durante a votação daquele 17 de abril, porém, compareceu e votou a favor do prosseguimento do processo.

Em 12 de maio de 2016 assumiu o cargo de Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do governo interino de Michel Temer. Exerceu a função até 02 de abril de 2018, quando se afastou para poder participar das eleições, dando lugar ao então diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira.

Em agosto de 2017 votou a favor do presidente Michel Temer, no processo em que se pedia abertura de investigação, e que poderia afastá-lo da presidência da república. O voto do deputado ajudou a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.

Em 2018, disputou o cargo de senador na mesma coligação de Renan Calheiros, mas não conseguiu sair vitorioso das urnas, tendo conquistado 18,98% dos votos válidos.