Blogs

Senador mais votado de Alagoas será diplomado na próxima segunda-feira

Por Paulo Marcello 15/12/2018 18h06
Por Paulo Marcello 15/12/2018 18h06
Senador mais votado de Alagoas será diplomado na próxima segunda-feira
Foto: foto: Cortesia
Rodrigo Cunha (PSDB), será diplomado neste cargo, pela primeira vez, na próxima segunda-feira (17), às 17 horas, no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em Maceió. Cunha ainda cumpre seu primeiro mandato como deputado estadual até o dia 31 de Dezembro deste ano.

O advogado e ex-diretor geral do PROCON/AL entrou na política em 2014 quando se candidatou a uma das vagas da Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Na oportunidade, o arapiraquense obteve 60.759 votos (4,25%) e foi o deputado mais votado naquele pleito. No início deste ano seu nome foi cotado para as disputas da Câmara Federal e também para o governo, ambas descartadas pelo então pré-candidato.

Avassalador 

Seu desempenho na Casa de Tavares Bastos o credenciou para disputar o Senado em 2018 e sua votação superou os caciques alagoanos como Renan Calheiros (MDB), que conseguiu se reeleger para o quarto mandato seguido. O senador Benedito de Lira (Progressistas) também não superou a votação do tucano e terminou não renovando o mandato por mais oito anos.

Rodrigo Cunha recebeu 895.738 votos (34,42%). Renan Calheiros obteve 621.562 votos (23,88%) enquanto que o senador Biu de Lira teve 364.316 votos (14%), ficando atrás do deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR) com 494.027 (18,98%).

Seleção pública 

Seguindo o mesmo critério de 2014, quando fora eleito deputado estadual, Rodrigo Cunha também anunciou que os técnicos de seu gabinete em Brasília serão selecionados por meio de seleção pública. O processo será realizado até Janeiro de 2019 e vai disponibilizar vagas para profissionais com formação superior, média e servidores efetivos do Senado.

Rodrigo Cunha é filho da deputada federal Ceci Cunha, morta a tiros apenas dois meses após as eleições de 1998 quando ele tinha 17 anos de idade. É a primeira vez que a cidade de Arapiraca consegue emplacar um senador por meio do voto popular.

O segundo maior colégio eleitoral de Alagoas nunca elegeu um senador, apesar de já ter levado ao Congresso o agricultor João Lúcio da Silva (1914-1985) na condição de suplente na chapa de Arnon de Melo, em seu terceiro mandato, em 1978. Com a morte do titular, em 1983, João Lúcio foi efetivado no cargo e ficou conhecido como o primeiro senador arapiraquense.  

Diplomação 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Alagoas será realizada no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Durante a solenidade, receberão o diploma eleitoral impresso os 27 deputados estaduais, 9 federais, dois senadores e quatro suplentes ao Senado, o governador e vice eleitos.

As atestações dos suplentes a deputado estadual e federal ficarão disponíveis na Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), também na versão impressa. A diplomação habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.