Blogs

Arapiraca terá um deputado a menos na ALE a partir de 2019

Por Paulo Marcello 14/12/2018 10h10
Por Paulo Marcello 14/12/2018 10h10
Arapiraca terá um deputado a menos na ALE a partir de 2019
Sede do Tribunal de Justiça de Alagoas - Foto: Imagem: TJ AL
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) confirmou que a diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano será realizada na próxima segunda-feira (17), às 17h, no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

Com o fim da legislatura em vigor, Arapiraca passará de quatro para três deputados estaduais, mas ganhará dois federais e um senador, o primeiro eleito da história.

Atualmente Arapiraca conta com quatro representantes na Assembleia Legislativa (ALE): Ricardo Nezinho (MDB), Tarcizo Freire (Progressistas), ambos reeleitos; Severino Pessoa (PRB), eleito deputado federal; e Rodrigo Cunha (PSDB), eleito senador.

O segundo maior colégio eleitoral perde duas vagas na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), mas recupera uma com a eleição do jovem empresário Breno Albuquerque (PRTB), filho do ex-deputado Dudu Albuquerque.

Já na Câmara Federal, Arapiraca volta a tomar lugar de destaque após a renúncia de Célia Rocha em 2012 quando venceu a eleição para prefeita da cidade. Desde então não havia representante arapiraquense na Câmara dos Deputados. Nos anos 90 a cidade também tinha dois federais: os médicos Ceci Cunha e Talvane Albuquerque.

A partir do próximo ano serão duas cadeiras: Uma vaga será de Severino Pessoa que abdicou o direito de concorrer à reeleição de deputado estadual e obteve êxito. A outra é da vereadora por Maceió e psicóloga Tereza Nelma (PSDB). Ela é natural de Arapiraca, mas há vários anos reside, trabalha e atua na política da capital alagoana. Durante a campanha de 2018, fez questão de dizer que é arapiraquense.

Mas o maior ganho para Arapiraca foi a eleição do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) que está encerrando seu primeiro mandato na Casa de Tavares Bastos para assumir, em 2019, uma das vagas no Senado, ao lado do senador reeleito Renan Calheiros (MDB) e de Fernando Collor (PTC), que tem mandato até 2022.

Rodrigo Cunha

Ele é advogado e filho da deputada federal Ceci Cunha (1949-1998) e foi eleito com expressiva votação em outubro deste ano. Foram mais de 890 mil votos (34,42%) sendo o mais votado em Alagoas à frente de caciques como o próprio Renan Calheiros e o senador Benedito de Lira (Progressistas) que não conseguiu se reeleger.

Apesar de filiado ao PSDB, fez uma campanha independente. No início da corrida eleitoral, demonstrou insatisfação com a coligação feita por seu partido para a disputa pelo governo do Estado e seguiu fazendo campanha sem associar sua imagem à chapa majoritária do próprio partido.

Diplomação 

Ao todo 27 deputados estaduais, nove federais, dois senadores, o governador e o vice receberão os diplomas. Os suplentes de senadores também serão diplomados. A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no pleito de 2018 e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. 
 
Serão diplomados os 27 deputados estaduais:

Jó Pereira (MDB)
Ricardo Nezinho (MDB)
Olavo Calheiros (MDB)
Marcelo Victor (SD)
Antônio Albuquerque (PTB)
Gilvan Barros Filho (PSD)
Galba Novaes (MDB)
Marcos Barbosa (PPS)
Jairzinho Lira (PRTB)
Inácio Loiola (PDT)
Francisco Tenório (PMN)
Davi Davino Filho (PP)
Bruno Toledo (PSDB)
Tarcizo Freire (PP)
Léo Loureiro (PP)
Paulo Dantas (MDB)
Yvan Beltrão (PSD)
Marcelo Beltrão (MDB)
Silvio Camelo (PV)
Fátima Canuto (PRTB)
Flávia Cavalcante (PRTB)
Breno Albuquerque (PRTB)
Cibele Moura (PSDB)
Ângela Garrote (PP)
Dudu Ronalsa (PSDB)
Davi Maia (DEM)
Cabo Bebeto (PSL)

Nove deputados federais

Arthur Lira (PP)
Isnaldo Bulhões (MDB)
JHC (PSB)
Marx Beltrão (PSD)
Nivaldo Albuquerque (PTB)
Paulão (PT)
Sérgio Toledo (PR)
Severino Pessôa (PRB)
Tereza Nelma (PSDB)

Dois senadores e seus suplentes

Renan Calheiros (PMDB)
1º suplente - Rafael Tenório (MDB)
2º suplente - Silvânia Barbosa (PRTB)

Rodrigo Cunha (PSDB)
1º suplente - Eudócia Caldas (PSB)
2º suplente - Henrique Arruda (Pros)

Além deles, serão diplonados o governador Renan Filho (MDB) e seu vice, Luciano Barbosa (MDB)