Blogs
CESPE (PMAL) x IBFC (PMSE): ambas têm entendimentos afins?
Ser concursado é um sonho que muitas pessoas esperam alcançar rapidamente, principalmente devido à crise que assola nosso país. O desemprego constante e a instabilidade no setor privado contribuem para essa demanda de concurseiros “à procura da felicidade”. O único ponto é o seguinte: muitos se inscrevem, estudam, mas não alcançam o êxito necessário, então o que deve ser feito para um melhoramento no resultado final?
A prática de questões é o foco principal que deve ser mantido durante todo o tempo que você dedicar ao estudo para concurso. Um cronograma, que estabeleça metas diárias, também é bastante válido, pois ajuda a disciplinar a mente e tem como consequência uma constante e habitual ação que contribuirá para a aprovação.
O que muita gente não valoriza, ora porque não sabe, ora porque não acha necessário, é o estuda da banca. Todos sabem que quem organiza um certame é uma empresa; esta é responsável por todos os detalhes que envolvem a aplicação da prova. Cada banca tem um estilo próprio, e isso é o que mais complica a vida do estudante. Existem bancas liberais, também há aquelas mais conservadoras, e essa discrepância pode estar envolvida nas mais diversas disciplinas.
Quanto ao Português, disciplina pertencente ao rol das humanas, temos um exemplo básico e interessante. Existe uma regra, dentro da Concordância verbal, que diz o seguinte: “Sujeito simples formado por expressão partitiva + substantivo no plural, o verbo fica no singular ou no plural”. Esta regra é usada por várias bancas, principalmente pelo CESPE, conforme questão abaixo.
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo
"Ao combater a febre amarela, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, ...”
A forma verbal “acreditava” está flexionada no singular para concordar com a palavra “parte”, mas poderia ser substituída sem prejuízo à correção gramatical pela forma verbal acreditavam, que estabeleceria concordância com o termo composto “dos médicos e da população”.
A questão está correta, pois ela explica a regra de forma clara e coerente. Já a IBFC tem uma abordagem divergente. Por ser um pouco conservadora, adota, dentro desta regra, um entendimento diferente: o verbo fica apenas no singular, segundo o que consta no quesito abaixo.
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: Câmara Municipal de Araraquara – SP Prova: Assistente de Departamento Pessoal
Assinale a alternativa que completa a lacuna.
A maioria dos funcionários______ feliz com a indicação do novo gerente, (estar)
a) Está b) Estão c) São d) Estavam
Esta questão aborda a mesma regra da anterior, porém aceita, como correta, apenas a letra A. O adjetivo “feliz”, que vem logo após a lacuna, já dá uma noção da resposta, mas fica a ciência de que se fossem aceitas as duas opções (verbo no singular ou plural), como a banca CESPE ratificou, seria passível de anulação.
Um bom estudo de banca define o que você precisa conhecer sobre a prova. Pequenos detalhes podem aprová-lo ou reprová-lo.
Se você se considera um bom concurseiro mas não sabia isso, sinto muito, melhor rever seus conceitos acerca do assunto, pois a aprovação não é só uma questão de tempo ou de esforço próprio, mas sim de detalhes.
Vamos à luta!!!
Arena do Concurseiro
Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Dia de finados: Empresário alagoano defende a importância do diálogo sobre o luto em um setor em transformação
Corpo de homem é encontrado em assentamento do MST, em São Luís do Quitunde
Prefeito Luciano Barbosa realiza entrega do Ginásio Acebílio Vieira Leite, no bairro Baixa grande
Operação Na Base do Sossego reforça segurança e resulta em prisões em Maceió

