Blogs

CONCURSO PMAL 2017: Qual será a nota de corte?

20/09/2017 11h11
20/09/2017 11h11
CONCURSO PMAL 2017: Qual será a nota de corte?

O concurso da Polícia Militar de Alagoas está mexendo com os nervos de muitos candidatos que aspiram a uma vaga no próximo curso de formação de Soldados e a tão sonhada efetividade acompanhada da armadura dos bravos guerreiros da briosa, a farda, e esta tensão aumenta a cada dia que passa. Algumas indagações são feitas; a resposta de algumas já foram divulgadas, as de outras não, e estas dúvidas restantes  ficam na cabeça do estudante embaraçando, às vezes, sua concentração.

A quantidade de inscritos é sempre uma curiosidade muito grande; mas, com a divulgação do quantitativo aproximado (quase 60 mil inscritos), um alívio acalmou os ânimos dos nobres lutadores. A perspectiva era mais de 100 mil inscritos e a realidade ficou bem abaixo disso, a questão agora envolve outras curiosidades, entre elas a pergunta que não cala: “Qual será a nota de corte???”

As provas Cespe, principalmente quando impõem uma “política de desconto”, têm um nível de dificuldade a ser considerado. Em 2012, por exemplo, candidatos foram aprovados com cerca de 50% da pontuação máxima a ser obtida. Naquele certame, foram colocadas 60 questões de múltipla escolha, a tão temida prova discursiva (redação) e quatro questões erradas anulavam uma correta. É salutar ponderar que o quantitativo de inscritos, naquele ano, foi bem abaixo do atual, até porque tivemos fatores que não atraíram os concurseiros aventureiros, entre eles, a presença de língua estrangeira no conteúdo programático do cargo de Soldado.

Para este ano, levando em conta a opinião de alguns professores da área, estima-se que a nota de corte gire em torno de, no mínimo, 65 pontos líquidos. Poderia até estar entre os 50% mas deve-se ressaltar que os últimos concursos policiais regionais (Piauí e Bahia) tiveram notas altíssimas, indicando assim que os concurseiros da área estão a todo vapor e que “o coco é seco e a bola é de aço”.

Aqueles que quiserem ter uma boa nota devem se ater ao fato de que a parte básica tem 50 questões e apenas 3 disciplinas; por isso, levarão vantagem os que forem “Pasquales”, “Snowdens” e “Bonners”, tendo em vista que as matérias em pauta são Português, Informática e Atualidade.

Boa sorte a todos que desejam ingressar nesta tão honrosa carreira. Muita calma no dia e muito estudo prévio.

 

A dor é temporária; o cargo, para sempre

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

Ver todos os posts