Blogs

4 Séries Pra Quem Gosta de História (e de Guerra!)

30/03/2016 22h10
30/03/2016 22h10
4 Séries Pra Quem Gosta de História (e de Guerra!)

Olá, galera! Hoje vim dar uma dica pra você que, como eu, adora História (minha mãe é a melhor professora de História do mundo! E me fez gostar disso também) e gosta de séries com personagens históricos, sejam eles rigorosamente fiéis aos seus inspiradores ou não.

 Bom, vamos lá. Eu, legal que sou, tentando deixar o aprendizado de vocês sobre História mais legal ainda, vou listar algumas séries aqui e dar uma pitadinha sobre elas, pode ser? (por favor, não vão acreditar em tudo que acontece na série e botar na prova, ok? A galera mistura bem realidade com ficção por ai)





1. VIKINGS.


          Começando com... Tcharamram... VIKINGS (coloquei o 1. Vikings depois, mas decidi manter o tcharamram porque eu gostei). Má é claro. Bom, vou ser bem breve aqui, afinal, faz pouco tempo que fiz um post SÓ sobre Vikings, né? (primeira vez que uso hiperlink.. obrigado, meu bem!) Então, lá você vai encontrar o lendário Ragnar Lothbrook, que governou a Suécia e a Dinamarca durante a Idade Média. A série foi lançada em 2013. Aqui no Brasil, ela passa no canal NetGeo.



2. Spartacus.

          Essa série conta a história de Spartacus (óoooooohhh) ou Espártaco, que viveu parte da sua vida como Pastor, depois serviu ao Exército Romano, só que, após abandonar a carreira militar, juntou um grupo de ladrões e foras-da-lei e começou a fazer assaltos nas estradas. Foi preso, escravizado e vendido a um treinador de Gladiadores. Insatisfeito (sério isso?) com os maus tratos recebidos, organizou uma revolta com seus companheiros e passou a galera na espada.

          Quando Roma soube o episódio, mandou um pequeno Exército para conter a coisa toda, mas esse Exército foi derrotado. Essa notícia logo incitou outros escravos a se juntarem ao grande Espártaco (nome feio da..), chegando aproximadamente a 120 mil pessoas.

          Diante disso, Roma mandou seu pretor, Claudio Glaber, para conter a rebelião e Claudio, tendo acuado o bando de Spartacus no monte Vesúvio, achou que poderia mata-los de fome (e eu já estou contando toda a história da série. Tchau!).


(olha ele feliz por fazer parte dessa lista!)

          Bom, quem não sabe a história de Spartacus, vai saber assistindo a série. Só digo uma coisa, ela é um tanto quanto pesada. Tem muito sangue, membros decepados e cabeças cortadas ao meio, e muito sexo, tipo, muito sexo, sexo toda hora. Então, cuidado com quem você chama pra assistir essa série que pode ficar um pouco constrangedor.. 

          No mais, ela é bem empolgante. A história é, de certa forma, respeitada, com as liberdades necessárias para prender a atenção do espectador.  As cenas de luta são um espetáculo à parte. Afinal de contas, o cara é um gladiador. Certeza que você vai se empolgar. 

          Os personagens são brilhantemente bem feitos e carismáticos. E, tenho certeza, você se identificará com algum. Ah, mas tem uma coisa horrível na série que, provavelmente, desagradará a maioria, chegando a fazer com que alguns desistam de continuar acompanhando. É o fato de que o ator que interpreta Spartacus na primeira temporada, Andy Whitfield, morre na vida real, tendo que ser substituído por Liam MacIntyre. Não que a interpretação de Liam seja ruim, não mesmo.. Só que a primeira temporada é boa o suficiente para você realmente identificar Spartacus como Andy, sentindo falta dele até o fim da série. Mesmo assim, vale a pena assistir.

          Você encontra essa série na NetFlix.

3. The Last Kingdom.

          Hahaha The Last Kingdom acontece, historicamente, depois de Vikings. Existe um Ragnar lá também, mas não é o de Vikings. Nessa série, você acompanha os acontecimentos posteriores ao início das invasões dinamarquesas as terras da futura Inglaterra. Bom, pra quem não percebeu ainda, essa série é baseada nas Crônicas Saxônicas, da qual tem um post inteirinho sobre ela aqui do lado (segunda vez de hiperlink, sou um profissional já)



          Essa série, confesso, ainda não assisti por inteira. Só os primeiros capítulos, mas se mostrou muitíssimo promissora e está na minha lista, sem dúvida alguma (até porque vocês sabem que fiquei fissurado no livro). Pra quem leu As Crônicas, provavelmente o primeiro episódio vai deixar um gosto de devia ser melhor, mas, de um ponto de vista de quem não leu.. Eu não sei, já que eu li e fiquei com gosto de podia ser melhor mesmo. 

          Não que isso atrapalhe a série em si, só que a história pula alguns acontecimentos bem bacanas dos livros e o Uhtred já fica adulto no primeiro episódio. No mais, ela é muito boa. Provavelmente vale a pena, quando eu acompanhar mais volto aqui e discorro mais sobre ela. 

4. Marco Polo.

          Você, com certeza, já ouviu falar de Marco Polo (até já brincou disso, não me pergunte como era, mas lembro que ficava falando: Marco, Polo, aff, esquece..), mas me diga, você sabe por que ele é famoso? O Sr. Polo foi um dos maiores aventureiros da história! Provavelmente, ele não foi o primeiro ocidental a aventurar-se na China, mas foi o primeiro a fazer um relato detalhado, em seu livro "As Viagens de Marco Polo, falando sobre a região.



          Então, a série conta a história de Polo, que é deixado no Império do Khan, como forma de punição do seu pai. A partir dai, Polo começa a se relacionar com os orientais e aprender seus costumes, chegando a fazer parte da guerra.

          A série é muito bem feita, com uma fotografia maravilhosa e um enredo envolvente durante o fim da primeira temporada. Entretanto, confesso que senti um pouco de cansaço nos primeiros episódios. Você meio que fica cheio de nada, pois pouca coisa relevante acontece no início da série e, tenha certeza, muita gente deixou de provar um ótimo final por conta desse começo insosso. Mas insista. Ela é boa e tem um grande valor histórico.

          Ela foi produzida pela NetFlix! Ou seja, você vai encontra-lá por lá!

Por hoje é isso!

Abraço grande, galera. Até mais!