Blogs

'Você vai torcer para o jacaré ou para o Tarzan'?

24/10/2015 12h12
24/10/2015 12h12
'Você vai torcer para o jacaré ou para o Tarzan'?
Foto: Ilustração
A polícia alagoana ultimamente está passando por uma grande provação institucional, nessas últimas semanas vários policiais morreram no exercício da profissão, fato estarrecedor e comovente foi a queda do helicóptero da PM, que caiu em um voou de rotina de patrulhamento, este fato gerou uma grande comoção e um sentimento de indignação na tropa, que viu quatro companheiros perderem a vida de maneira tão precoce e ao mesmo tempo, viu a morte dos policiais ser vilipendiada pela sociedade que estavam a servir e proteger.

Mas hoje aconteceu um episódio tão inusitado, quanto temeroso para qualquer policial, ser executado por bandidos, isso realmente abala o psicológico desses profissionais de Segurança Pública, pois se tombarem em combate faz parte, mas ser executado é aterrorizante para qualquer um.

Todos esses fatos nos fazem refletir, o quão nossos policiais são amados e odiados pela sociedade, pois uma parte desta vê o policial como um inimigo, um ser alienígena, que tem uma função essencial, mas tão pouco valorizada e não é somente ao salário que me refiro.

Sempre que isso acontece me recordo de uma matáfora:

“Um certo dia um grupo de pessoas, estavam ilhadas às margens de um rio profundo, esse mesmo grupo de pessoas pediam por ajuda e para piorar a situação um enorme jacaré nadava em direção às pessoas, o pânico era geral, eis que surge um homem forte e acostumado a nadar naquele rio e enfrentar esses jacarés enormes e famintos, nada mais nada menos que Tarzan, este do outro lado da margem gritou:

- Não se preocupem vou salvá-los.

Então mergulhou no rio e nadou em direção do jacaré e começou uma luta ferrenha e por incrível que pareça as pessoas começaram a gritar

VIVA O JACARÉ, VIVA O JACARÉ!

O final já da pra imaginar, o Tarzan foi devorado pelo jacaré, este por sua vez, foi embora pois estava saciado.

Então as pessoas disseram ufa! O jacaré foi embora, mas no dia seguinte vieram vários outros jacarés, de uma só vez, pois sabiam que o Tarzan já não estava mais lá para ajudar as pessoas.

Pois bem observando essa metáfora, nos faz refletir como somos e como valorizamos as pessoas que se sacrificam par nos salvar, e vamos a uma reflexão ainda maior, ao nos perguntarmos, que policia queremos?

Uma que seja omissa e prevaricadora? Ou uma combativa e eficaz, que sirva e proteja?

Mas para isso, temos que ser aliados desses profissionais que representam o Estado e está pronta para servir a todos os segmentos da sociedade aos mais humildes ou mesmo aos mais abastados, diferentemente de outros órgãos dos estados, que infelizmente não conseguem atingir a todas as camadas da sociedade.

Quando esses episódios acontecem, a sociedade que tanto critica e condena a policia reflete, se está acontecendo isso com eles imagine conosco? E passam momentaneamente a se comover com a causa.

Temos que perder esse hábito de torcer pro jacaré e passar a torcer pro Tarzan, que mesmo correndo o risco de perder a própria vida, mergulha no rio profundo para salvar pessoas que ele nem mesmo conhecia.