Blogs

A saúde está intimamente ligada ao exercício físico

09/06/2020 18h06
09/06/2020 18h06
A saúde está intimamente ligada ao exercício físico
Camisa de marca pessoal com a frase: A saúde está intimamente ligada ao exercício físico - Foto: Instagram @guioliveira_go
Infelizmente vivemos uma cultura muito mais ligada ao tratamento do que a prevenção. O mundo está cada vez mais doente e algo só é feito quando não se tem outra alternativa. Entre várias coisas que a pandemia que infelizmente vivemos hoje nos ensinou, uma delas é sobre justamente a prevenção, o quão importante ela é. Pois ainda não temos tratamento que comprove a eficácia contra o covid-19, então se não houver prevenção o quadro passa a ser muito mais delicado e isso você já sabe muito bem.

Foi publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma lista com as 10 principais causas de morte do mundo. O sedentarismo age diretamente em 4 delas. E quando se trata do Brasil esse número ainda aumenta para 5, que são:

• Acidente Vascular Cerebral (AVC) (1º lugar);
• Infarto (2º lugar);
• Diabetes (4º lugar);
• Hipertensão (6º lugar);
• Insuficiência cardíaca (9º lugar)

Juntos, esses 5 problemas mataram 318 mil pessoas só no Brasil, no ano de 2013, ou seja, são gritantes 870 mortes por dia, por estas causas. E no mundo inteiro, no ano de 2016, apenas os dois primeiros problemas da lista (AVC e infarto) foram responsáveis por 15,2 milhões de mortes. Esses números são realmente chocantes, mas eu tenho certeza que pra você não são apenas números, certamente você teve alguém próximo que infelizmente faleceu por alguma dessas causas. E sabe o que é ainda mais chocante, que agora você sabe disso e ainda vai continuar tendo práticas sedentárias e maus hábitos alimentares e/ou ver quem você ama correr esses riscos.

Segundo Santos (2018), pesquisadora de Portugal, onde assim como no Brasil, a principal causa de morte é o AVC e o Infarto, a prática de exercícios físicos não deve ser apenas reservada a ocasiões pontuais, pois além do processo de emagrecimento a manutenção dos níveis de glicemia e do colesterol tem efeitos significativos sobre a prevenção da doença. E vários estudos comprovam que esses resultados, a depender do indivíduo, podem ser atingidos com 30 minutinhos feitos 3x na semana.

Portanto, tente mudar seus hábitos e dar mais importância a sua saúde, pois ela está intimamente ligada ao exercício físico.

Se esse texto fez sentido para você, deixe um comentário e compartilhe para alguém que você ama e não quer perdê-la para o sedentarismo.
 

Gui Oliveira

Sempre tive o desejo de ajudar pessoas, melhorar o mundo de alguma forma. E encontrei no exercício físico, uma forma de viver essa missão.

Profissional da saúde disposto a te ajudar a viver mais e viver melhor através do exercício físico, livre de dores e patologias que os impedem ou dificultam de fazer o que gosta e ficar mais tempo com as pessoas que ama. Pois como sempre falo: “A saúde está intimamente ligada ao exercício físico!” Se você também acredita nisso vamos juntos, pois já estamos perdendo tempo.

Ver todos os posts