Blogs

A reinvenção da sociedade após a pandemia de covid-19

Por Carla Emanuele 30/05/2020 15h03
Por Carla Emanuele 30/05/2020 15h03
A reinvenção da sociedade após a pandemia de covid-19
Sabemos que esta pandemia está provocando uma reestruturação econômica e social no mundo inteiro, as empresas de toda natureza estão focadas com sua sobrevivência e em se manter de forma imediata. Mas será se estamos pensando na sociedade após esta crise? Será que as empresas estarão preparadas para o mundo pós pandemia? Será se saberemos o nosso papel após esta reinvenção da sociedade?

Mesmo sabendo que o nosso instinto é de sobrevivência imediata, é importante reforçar que teremos um mundo pós-pandemia muito diferente! Muito mesmo! O que teremos certeza é que não teremos segurança de nada, pois nunca tivemos experiências como esta que estamos vivendo atualmente para sabermos o que fazer para religar tudo para continuarmos nossas vidas em todos os sentidos.

Temos que entender que o primeiro passo é nos conscientizar que a tecnologia é fundamental, mas não adianta sabermos utilizar as ferramentas tecnológicas sem aprendermos que o mundo digital implica mais em ser resiliente e perceber o seu valor para o mundo do que mesmo somente implantar e utilizar a tecnologia, o valor que as empresas transmitem para o mundo é que terá sentido e fará a eficácia acontecer, pois esta pandemia nos fez perceber que para nos fortalecermos precisamos ser menos egoístas e asfixiadores.

Esta pandemia de Covid 19 está arrebatando com as certezas e as estabilidades e nos coloca que não adianta sermos ágeis e tecnológicos, precisamos priorizar a humanidade das empresas e encarar de frente os desafios, nos tornando mais interessantes para o mundo do que os interesses que temos, e sabendo que estamos aprendendo a conviver com este mundo em transformação sem previsão de estabilidade.

Com este novo cenário, o capitalismo tem se mostrado sem força e frágil, e o nosso modelo capitalista fomentador de lucro centralizado está de reinventando e desenvolvendo ações mais sustentáveis e com mais responsabilidade social. O poder está sendo descentralizado e as empresas estão percebendo que só conseguirão se sustentar se seus colaboradores estiverem confiantes e se os lideres e gestores desenvolverem perfis e realizarem ações com o foco nas novas responsabilidades sociais. Os colaboradores de maneira geral também tiveram que sair da zona de conforto de sempre esperar orientações e respostas de seus líderes, todos perceberam a importância de agir e fortalecer a colaboração na busca de soluções inteligentes e flexíveis para não perderem seus empregos.

As instituições de maneira geral terão que se adaptar a este contexto e redesenhar seus modelos de gestão, dando prioridade a preservação consciente das rotinas de trabalho e quebrando os paradigmas capitalistas, precisamos acordar e despertar na sociedade o valor da educação e percebermos que o modelo de ensino a distância é o caminho do compartilhamento e do progresso, podemos perceber que as instituições estão se atentando a esta questão e compartilhando conhecimentos para todos através de lives, treinamentos e cursos ofertados gratuitamente.

Como o capitalismo está se reinventando, cabe a nós aderir esta nova visão de mercado e ao invés de competirmos uns com os outros precisamos nos unir para conseguirmos ir mais longe! Esta pandemia está marcando a história da humanidade e precisamos focar em como vamos viver daqui para frente pensando no bem estar de toda coletividade! Não tivemos escolha, este vírus chegou atrapalhando nossos planos sem pedir licença, e você será um mero espectador e se negar as mudanças? Ou irá mudar sua visão e comportamento para contribuir para um futuro vindouro?

Precisamos continuar firmes na direção das nossas metras e criar bons pensamentos e desejos, e termos fé para olharmos para o passado e agradecer por tudo que tem nos ensinado. E falar para o futuro... aí vou eu...!

“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”
Santo Agostinho
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts