Blogs

Prefeitura de Maceió lança Rádio Escola para alunos da Rede Municipal

Por Paulo Marcello 25/05/2020 15h03
Por Paulo Marcello 25/05/2020 15h03
Prefeitura de Maceió lança Rádio Escola para alunos da Rede Municipal
Secretária Municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse - Foto: Imagem: Pei Fon/ Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió está implantando o Projeto Rádio Escola, para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. O programa é coordenado pela Secretaria de Educação (Semed) em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), que disponibilizou a Rádio Difusora de Alagoas e a Rádio Educativa FM para o projeto.

A secretária de Educação, professora Ana Dayse Dorea, informou que o objetivo é garantir o vínculo com os estudantes até a hora em que seja possível retomar as aulas. O Rádio Escola funcionará com a veiculação de audioaulas para os estudantes de todos os anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal.

“Desde que as aulas presenciais foram suspensas, nossa equipe se debruçou sobre os decretos municipal e estadual para traçar ações. Buscando referências, analisando a situação, entendendo as dificuldades de nossas famílias e encontrando formas de superar e minimizar os prejuízos socioeducacionais”, explicou.

De acordo com a secretária, o Rádio Escola será opção com grande abrangência, inclusive na zona rural. Ana Dayse fez questão de agradecer ao secretário de Comunicação de Alagoas, Ênio Lins, que permitiu essa parceria com o IIZP, responsável pelas emissoras oficiais do Estado.

A Secretária informou ainda que conteúdo será elaborado e ministrado pelos professores da Rede Pública da capital, que estão sendo selecionados por meio de inscrição no site da Semed. Eles deverão apresentar o Plano de Trabalho onde estará a organização de suas aulas. Para cada ano, será destinado de 10 a 15 minutos diários de audioaulas.

D direção do IZP informou que o docente poderá gravar o conteúdo e enviar ou gravar nos estúdios da Rádio Difusora seguindo todas as normas de segurança estabelecidas. O professor também deve, ao final da audioaula, passar atividades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em casa. Estas atividades serão computadas como tempos letivos para todos os estudantes do Ensino Fundamental.