Blogs

O mundo do trabalho no contexto da Covid-19

03/05/2020 10h10
03/05/2020 10h10
O mundo do trabalho no contexto da Covid-19
Foto: Divulgação
O mundo inteiro, desde a década de 90, tem mudado de forma impressionante, principalmente após o advento da internet, e desde então, tudo tem evoluído, inclusive o mercado de trabalho e a rotina das pessoas que após a tecnologia tem mudado drasticamente e nada tem sido mais como antes, pois as possibilidades se abriram com a criação de novas áreas profissionais, graças a tecnologia que trouxe ferramentas e aparelhos impactantes e eficientes.

Após os anos 2000, a revolução da internet das coisas e da inteligência artificial abriram caminhos e foi um divisor de águas para o impacto ainda maior no mercado de trabalho, ao ponto de muitos cargos e centenas de empregos terem sido substituídos pela tecnologia, diminuindo assim o muro de distanciamento entre máquinas e seres humanos.

Atualmente, com a pandemia do Corona vírus e as medidas de isolamento social, novos rumos poderão surgir no futuro das profissões e dos negócios, ouso dizer, que será o mesmo impacto causado pela inteligência artificial e a internet das coisas, pois de acordo com a tendência futura, muitos perderão seus empregos e a prática profissional será transformada, centenas de profissões já estavam sendo substituídas por robôs, mas o contexto do COVID-19 acelerou as mudanças.

Esta será a nossa realidade daqui para frente, mudanças de hábitos e perfis, a ascensão do trabalho home office e a tecnologia transformarão muitos consumos e comportamentos que até então estavam baseados no tradicionalismo em algo mais dinâmico, muitas empresas que ainda estavam enraizadas em metodologias arcaicas, com esta nova realidade tiveram que aderir serviços online e ao trabalho remoto para não parar 100% as suas atividades. Esta reação imediata do mercado de trabalho só acelerou um processo que já era uma previsão futura, pois pela necessidade imediata, a grande maioria optou pela obviedade da tecnologia em tempos de confinamento.

Esta mudança foi necessária em todos os setores, inclusive o da educação, a qual escolas e universidades tiveram que investir em tecnologia e qualificar seus colaboradores para que as aulas não parassem, trazendo o que era até então desconhecido da equipe de trabalho: a introdução de plataformas digitais e tecnologias para continuar levando ensino aprendizagem para os alunos. Medidas emergenciais foram aplicadas, e os profissionais da educação, em especial os professores, estão se reinventando e trazendo os conteúdos teóricos e práticos atrelados as novas tecnologias.

Pegando esta visão, muitas instituições de ensino EAD ofertaram vários cursos profissionalizantes e cursos de extensão online gratuitamente para a comunidade, com o foco de gerar potenciais clientes, pois eles perceberam a oportunidade de mostrar a qualidade dos seus cursos à distância e gerar futuros consumistas do seu produto. Este setor de educação a distância, entre outros setores que já estavam com um passo na frente na tecnologia, estão tendo vantagem desta realidade e aproveitando este período para expandir seus negócios.

A realidade é que precisamos entender que o momento é de profundas mudanças sociais, econômicas e profissionais, pois já é vista a mudança da forma como as pessoas trabalham, consomem e se locomovem, as pessoas estão ressignificando o valor do trabalho e a qualidade dos serviços ofertados, porém todas estas mudanças atingirão diretamente as parcelas mais frágeis da população, os trabalhadores informais e de baixa renda, pois esta é a classe em que os índices de desemprego será elevado, segundo os economistas.

Para que o nosso país supere estas mudanças e tendências sem que a população sofra tanto, serão necessário investimentos públicos intensos na econômica, nos serviços públicos e na infraestrutura sanitária para que os brasileiros consigam acompanhar esta realidade antecipada. Devemos refletir e reconstruir vários paradigmas da nossa vida, e utilizar este momento de crise para perceber o que realmente é importante para as nossas vidas.

Tudo tem começo, meio e fim, esta pandemia vai passar e no fim se sobressairão as pessoas que perceberem que o fim só existe para quem não percebe o recomeço, temos certeza que iremos recomeçar com mais inteligência e sabedoria, acreditando numa nova história e que o futuro do Brasil seja de esperança e progresso.

Para isso, precisamos cuidar do futuro das profissões e nos preocupar com a produtividade no trabalho e com as novas profissões que surgirão, bem como com as que deixarão de existir, porém a prioridade deve ser dada a saúde e neste momento, o que precisamos fazer é incentivar o isolamento social e o uso de máscaras, posteriormente, com saúde, poderemos nos preocupar com o desenvolvimento de novas competências e habilidades atreladas as novas tecnologias para que possamos aproveitar estas mudanças e evoluirmos a nossa consciência social, dessa forma, iremos progredir com humildade e esperança de dias melhores.

"A esperança é o sonho do homem acordado", Aristóteles.
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts