Blogs

Maneiras de entreter os filhos e aproveitar a quarentena para estreitar os laços familiares

26/03/2020 07h07
26/03/2020 07h07
Maneiras de entreter os filhos e aproveitar a quarentena para estreitar os laços familiares
Foto: Divulgação
Vivemos no momento em que devido a pandemia do novo corona vírus, a maioria das atividades foram suspensas, inclusive as aulas, isso quer dizer que as crianças estão 24 horas em casa! E agora? O que fazer para estas crianças não ficarem vidradas no celular e no computador e aproveitar este momento para criar mais laços familiares e estimular a criatividade? E como fazer também para que elas compreendam que estamos em período de quarentena e não de férias?

Em alguns momentos é até normal recorrermos aos aparelhos eletrônicos para fugir do tédio, e com as crianças não seria diferente, mas é necessário nos policiar sempre para não permitirmos que a tecnologia domine a maior parte do nosso tempo em família. Segue algumas dicas de atividades em família para entreter as crianças e desenvolver ainda mais a criatividade, pois sabemos que a criatividade quanto mais se usa mais se tem, então vamos estimular as nossas crianças para que elas possam enxergar o mundo de possibilidades que tem ao seu redor. Segue algumas sugestões:

- Montar um álbum de fotografias. Procurar aquelas fotos que estão salvas no computador ou no celular que muitas das vezes se perdem e não temos tempo de imprimir ou revelar, esta é a oportunidade de atualizar os álbuns de fotografias com as crianças. Você pode imprimir na sua impressora em casa e colar as fotos em cadernos antigos ou usar a criatividade para criar um álbum simples com cartolina ou papelão. As fotos podem ser utilizadas para fazer uma arvore genealógica também, quem sabe depois esta árvore não vire um quadro para que as crianças nunca esqueçam das pessoas mais importantes?

- Contação de histórias. Inicie a história e peça para as crianças irem continuando e os outros componentes da família também, você pode ir puxando acessórios que estejam em alguma caixa para todos irem introduzindo na história os itens que forem aparecendo para deixar a história mais divertida. A cada 5 ou 10 minutos pode ser iniciada outra história.

- Tirar fotos como se tivesse num estúdio fotográfico. Utilizando o celular mesmo, hoje existem vários aplicativos gratuitos de edição de fotos que a meninada vai se amarrar, fazer cenários, separar looks e fazer muitas poses para que as crianças se sintam num ensaio fotográfico de verdade. Depois mostrar as fotos editadas na televisão ou no próprio celular.

- Jogo de memória personalizado. Você conhece quais são os personagens e desenhos que o seu filhos mais gosta, então pega imagem destes desenhos e imprime, posteriormente recorte em quadrados iguais, ou você também pode utilizar recursos online que são disponibilizados gratuitamente, que você coloca a imagem e o aplicativo faz a divisão para você cortar e depois é só alegria!

- Teatro. Além da contação de histórias você também pode utilizar o próprio teatro, cada um pode ser um personagem e as histórias podem serem criadas ou histórias conhecidas por todos como os clássicos por exemplo, pode ser utilizado também teatro de fantoches e os fantoches podem ser confeccionados pelas próprias crianças, serve até personalizar as meias para serem os fantoches.

- Desenhos e pinturas - só precisa de folhas, caneta, lápis de cor e muita criatividade, os desenhos podem ser criados pela família, um pode descrever o desenho para todos desenharem, ou os desenhos podem ser compartilhados um vai iniciando e os outros completando até vê no que vai dar, e até mesmo desenhos interessantes podem ser impressos para que todos possam pintar e depois expor como quadros em algum lugar da casa.

- Estátua – Coloca uma música no celular no timer e começa a dançar, após 30 ou 40 segundos quando a música parar de acordo com o que for programado, todos ficam sem se mexer, estátua, e assim a brincadeira pode ser iniciada várias vezes, na mesma forma pode ser feita para a brincadeira de batata-quente.
- Relembrar as brincadeiras da infância dos pais, tais como: Telefone sem fio, seu Rei mandou dizer, detetive, memória, adedonha, passa o anel, desafio, brincadeira de roda, peteca entre muitas outras brincadeiras saudáveis que no mundo contemporâneo caíram no esquecimento.

Estas sugestões e muitas outras ações saudáveis são importante para o fortalecimento do vínculo da família e os dias de quarentena passarão com alegria garantida dentro de casa, é fundamental que todas as ações sejam decididas em conjunto e assim as crianças sentirão que são queridas, amadas e todos ficarão bem mais felizes!
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts