Blogs

DICAS PARA MANTER A SAÚDE EMOCIONAL DO PROFESSOR

Por Carla Emanuele 28/02/2020 08h08
Por Carla Emanuele 28/02/2020 08h08
DICAS PARA MANTER A SAÚDE EMOCIONAL DO PROFESSOR
Foto: Divulgação
A grande maioria dos professores se preocupam em manter uma boa saúde física, se preocupam com a alimentação, prática de alguma atividade física, e em beber muita água para lubrificar a voz. Mas poucos tem o hábito de se preocupar com a saúde mental, principalmente os professores que vivem problemáticas e desafios diários na sua prática profissional que prejudica diretamente a sua saúde emocional.

O impacto do adoecimento mental dos professores não prejudica somente a escola, mas todas as suas relações, o estresse e o esgotamento será refletido também na família, amigos, igreja e em todos os grupos pertencentes, por isso, precisamos prevenir o desenvolvimento de sintomas de adoecimento mental tendo consciência da importância da preservação da saúde física e também mental e nos motivarmos a lutar por uma vida com bem-estar físico, mental e social.

Para termos qualidade de vida precisamos de relações saudáveis em todos os seguimentos em especial no ambiente escolar, nossas relações precisam está em harmonia para influenciar positivamente na nossa qualidade de vida. Partindo desta perspectiva todos os professores precisam tomar algumas medidas para minimizar as chances de desenvolver síndromes, por isso é fundamental desenvolver estratégias que ajudem o professor a lidar com o estresse do dia-a-dia. Vamos colocar estas dicas em prática?

- Pensamento positivo – retirar do vocabulário palavras negativas
- Conheça seus sentimentos e emoções
- Agendar uma consulta com um psicólogo especialista da área para avaliar a sua saúde emocional
- Desenvolver resiliência emocional
- Exercitar a gratidão
- Gerir o tempo entre trabalho e família com sabedoria
- Aprender a dizer “não” ao que foge do seu foco
- Prevenir ansiedade
- Conversar sempre com amigos de confiança
- Tornar a sua rotina interessante
- Não ter medo de mudanças
- Ter metas semanais
- Cultivar hobbies
- Diminuir o ambiente de estresse com planejamento e muita alegria

“A prova de que estou recuperando a saúde mental, é que estou cada minuto mais permissiva: eu me permito mais liberdade e mais experiências. E aceito o acaso. Anseio pelo que ainda não experimentei. Maior espaço psíquico. Estou felizmente mais doida.” (Clarice Lispector) 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts