Blogs

O início da vida escolar e a transição do ambiente familiar

29/01/2020 21h09
29/01/2020 21h09
O início da vida escolar e a transição do ambiente familiar
Não é fácil para a família o início da vida escolar da crianças, tanto a criança quanto os pais se sentem inseguros emocionalmente, a adaptação tanto dos pais quanto das crianças é fundamental, a criança irá sair do seu ambiente de conforto e segurança da sua casa e vai para um ambiente completamente novo com pessoas desconhecidas e com regras diferentes das que eles estão acostumados em casa, por isso é considerado um divisor de águas na vida de toda a família.

A criança precisa passar pela transição do processo de socialização e independência que para eles será muito complicado entender a dinâmica de todo este processo de sair da proteção e dependência dos pais, por isso é fundamental que os pais transmitam tranquilidade para seus filhos e confie na escola que decidiu matricular a sua criança.

Os pais devem acompanhar e ter interesse sobre a rotina escolar dos filhos, perguntando sobre como foi o dia na escola, se a criança teve alguma dificuldade, conferindo sempre o material e parabenizando sempre pelas atitudes e desenvolvimento da criança para que ela se sinta valorizada. É importante está sempre em contato com os professores e os coordenadores pedagógicos para acompanhar como está o progresso e a adaptação do seu filho.

O foco dos pais deve está sempre na adaptação da criança, principalmente quando troca de escola, para ajudar na adaptação na escola é importante que os pais expliquem por que a criança está indo para a escola e dizer o horário que irá buscá-la, não crie expectativas nas crianças, não é emocionalmente saudável sair de fininho e ir embora sem se despedir, pois o seu filho quando te procurar e não vê mais vai se sentir abandonado.

Se o seu filho estiver mudando de escola e está separado dos seus amigos, para ele pode ser motivo de tristeza, por isso, além das aulas de socialização que os professores farão em sala de aula, a família pode também tentar ajudar nas novas relações de amizade, socializando com as outras crianças e com as famílias delas.

Mesmo com muitos conflitos existentes nesta transição do ambiente familiar para o inicio da vida escolar tudo passará nos primeiros dias e depois a criança ficará muito feliz neste novo ambiente escolar e entenderá esta nova rotina, é importante que a família sempre pergunte a opinião das crianças em todos os aspectos, assim estas crianças que agora são estudantes se sentirão como sujeitos que precisam ter atitudes favoráveis, ações como estas ajudarão na adaptação neste novo universo que é a escola. 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts