Blogs

Prefeito garante construção do Hospital de Câncer de Barretos em Arapiraca

Por Paulo Marcello 27/01/2020 21h09
Por Paulo Marcello 27/01/2020 21h09
Prefeito garante construção do Hospital de Câncer de Barretos em Arapiraca
Arapiraca será a primeira unidade do Hospital de Amor em Alagoas - Foto: Imagem: Olhar Direto
Arapiraca vai receber uma unidade do Hospital de Amor de Barretos, referência nacional e internacional no tratamento de câncer. Com a atenção voltada para o atendimento humanizado, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) dá mais um importante passo para o desenvolvimento da área de Saúde do Município. Será o maior legado de sua gestão na área da Saúde.

Na última semana, a Câmara de Vereadores garantiu a doação do terreno onde o Hospital de Amor será construído em Arapiraca. Nesta terça-feira (28), o prefeito de Arapiraca irá sancionar a Lei que autoriza esta doação, na Sala de Reuniões do Gabinete Executivo. Em breve, uma unidade móvel (carreta) também será disponibilizada para atender a população de mais de 40 municípios das regiões Agreste, Sertão, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

O hospital tem várias unidades em todo o país e é referência internacional no tratamento contra o câncer, mas Arapiraca será a primeira cidade alagoana a receber o Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos. A conquista será viabilizada por meio de emendas parlamentares da deputada federal Tereza Nelma (PSDB) e do senador Rodrigo Cunha (PSDB) e pelo apoio da Câmara Municipal que garantiu a doação do terreno.

“A conquista da vinda do Hospital de Amor é um sonho. Ganha Arapiraca e o Estado de Alagoas, com uma unidade como essa, conquistada a partir da união das forças. A prefeitura doa o terreno, a Câmara Municipal aprova a Lei, os parlamentares viabilizam os recursos e a equipe do hospital traz o serviço e a tecnologia”, ressaltou o prefeito.

Hospital de Amor

Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos é uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo. Mantido pela Fundação Pio XII, a maior instituição oncológica do país conta com unidades espalhadas pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo três hospitais em Barretos, Jales, Porto Velho, Rondônia, além de unidades fixas de prevenção ao câncer em Campinas, Fernandópolis, Campo Grande, Macapá, Nova Andradina e Juazeiro.

Com uma média de 4 100 atendimentos a pacientes por dia e mais de 400 médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva, é o Hospital que mais atende casos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 18 especialidades. Possui um complexo que realiza 1,2 milhão de atendimentos por ano.

Conta também com 11 unidades móveis – carretas equipadas com mamógrafos. Em 2015 a instituição realizou 98 mil exames em 200 municípios. É mantido, em grande parte, com doações da sociedade por meio de comunidades que fazem doações, leilões ou por organizações. Tem custo mensal de 23 milhões de reais, recebendo do SUS cerca de 14 milhões. São cerca de 30 milhões de reais em donativos por ano.