Blogs

10 ideias de conteúdo nos stories do Instagram

Por Amanda Silva, Estrategista de Mídias Digitais 07/01/2020 10h10
Por Amanda Silva, Estrategista de Mídias Digitais 07/01/2020 10h10
10 ideias de conteúdo nos stories do Instagram
 Os Stories do Instagram são uma ótima ferramenta para contar histórias, despertar o interesse sobre uma marca, produto ou causa, para relacionamento e até mesmo para vendas. Mas, pra obter sucesso é necessário combater o algoritmo, que tem como alimento principal o engajamento.

Ou seja, o quanto mais você publicar, motivar a ação dos seguidores e a interação com o seu perfil na rede, mais alcance você vai ter, pois ele vai trabalhar pra você, mostrar suas publicações para mais pessoas e fazer você chegar nos tão desejados primeiros lugares da fila do stories dos seus seguidores.

Portanto, listei aqui algumas categorias de conteúdo e exemplos para inspirar.

10 ideias de conteúdo nos stories do Instagram

São macetes atuais e simples, que todo mundo pode colocar em prática assim que acabar esse texto. Dá uma olhada:

1. Crie desafios

Para colocar em prática, basta pensar num desafio legal que tenha a ver com o seu nicho, definir um período de realização e criar uma hashtag de divulgação.

Além de incentivar os usuários a uma prática saudável, com um desafio no Instagram você pode entrar no ciclo viral da rede social, já que pra participar junto com você os usuários precisam marcar a hashtag e o seu perfil, ajudando a divulgar o seu trabalho. Inclusive, em agosto criamos um:

 

2. Crie templates

Você já deve ter visto e até compartilhado algum desses nos seus stories. São layouts com opções de escolha, como marcar um x ou indicar uma pessoa respondendo a alguma proposta.

A ideia é que você crie um de acordo com a sua área de atuação e publique, o seu seguidor tira um print e compartilha no stories dele respondendo as marcações. Se a ideia for criativa e gerar engajamento, o seu template pode viralizar por aí… só não esqueça de colocar o usuário do seu Instagram no layout, pode ser lá no final, assim todo mundo sabe a fonte e novas pessoas podem conhecer o seu Instagram.

3. Incentive respostas às DMs

A dica aqui é bem direta: incentive seus seguidores a te responderem por Direct e você vai, pouco a pouco, conquistar um espaço de prioridade na lista de stories deles. É claro que esse macete funciona muito melhor se você tem um perfil de pequeno a médio porte. Afinal, o ideal é não deixar ninguém sem respostas.

Mas, novamente, pedir a opinião do público é sempre válido porque todo mundo gosta de se sentir útil! Então, lembra sempre de investir nesse tipo de conteúdo.

4. Faça Enquetes

As enquetes nos Stories são uma ótima forma de coletar dados e opiniões, ah e também são ótimas para gerar engajamento. Há duas formas de se fazer enquetes: a forma clássica duas opções de resposta que podem ser personalizadas e a do controle deslizante de emoji.

Lembre-se de fixá-las no centro da tela para que assim as pessoas consigam clicar e respondê-las.

5. Faça vídeos

Quando bem feitos, os vídeos podem trazer resultados realmente bons pro seu perfil.  Eles são uma forma humanizada e transparente de conversar com seus seguidores.

E aqui vai uma dica pra aumentar ainda mais o potencial desse tipo de conteúdo e ganhar mais visualizações nos Stories do Instagram: insira legenda nos vídeos!

Legendar os vídeos diminui as chances dos seus seguidores passarem pro lado antes de entenderem do que o seu conteúdo se trata.

6. Use o Cenas a favor da sua marca

Continuando sobre fazer vídeos, a dica é utilizar o Rells ou Cenas, que é um novo recurso do Instagram Stories e permite aos usuários do aplicativo a criação de vídeos curtos de 15 segundos definidos como músicas e compartilhá-los como stories.

Assim como TikTok se a qualidade e popularidade do vídeo for muito grande, ele pode viralizar dentro da sessão “Top Cenas”, possibilitando que o alcance do conteúdo seja ainda maior de acordo com as preferências do usuário, da mesma forma que acontece na aba Explorar do Instagram. Já falamos do Cenas aqui no Blog e se você quer aprender como usá-lo a favor da sua marca, você pode clicar aqui.

7. Faça perguntas

As pessoas gostam de ter a opinião requisitada. Fazer perguntas através dos stories cria oportunidades de ouvir seu público de uma forma simples, descontraída e o melhor: gratuita.

Então, sempre que for coerente faça uma pergunta e deixe que os seguidores respondam. Assim, você ganha mais em interação e o algoritmo passa a olhar com bons olhos para o seu conteúdo.

8. Reposte Stories dos seus seguidores

E por que isso é importante? Primeiro, porque leva mais credibilidade aos seguidores. Afinal, é sempre mais confiável quando alguém de fora dá uma opinião sobre sua empresa do que quando é você falando sobre si mesmo, correto?

Toda vez que alguém marca seu nome de usuário, aparece a notificação e a opção: “adicione ao seu story”. Isso ajuda a gerar autoridade, credibilidade e gera interação entre os seus seguidores. Além, claro, de reconhecimento de marca.

9. Faça lives

A opção de live no Instagram começou simples e vem ganhando cada vez mais recursos e espaço na rede social. As Lives são extremamente envolventes, ajudam no alcance e, é uma ótima oportunidade de gerar conteúdos exclusivos. Você também pode convidar pessoas para entrar ao vivo com você.

10. Pode falar sobre seus produtos e/ou serviços

Sim, você pode!

Só não precisa ser SÓ isso, entende? Publique conteúdos interessantes sobre seus produtos ou convide micro influenciadores a falar sobre eles. Você pode até a duração de 24 horas dos stories para promover uma oferta do produto por tempo limitado.


Qual dessas dicas que eu dei você já usa? Conta aí nos comentários.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts