Blogs

Grupo de estudo em Pedagogia Hospitalar realizará formatura no próximo dia 12

10/12/2019 10h10
10/12/2019 10h10
Grupo de estudo em Pedagogia Hospitalar realizará formatura no próximo dia 12
Grupo de estudo em Pedagogia Hospitalar realizará formatura no próximo dia 12/12 do Projeto: de Alfabetização Pequeno Cidadão com as crianças no Abrigo Maria das Neves e está precisando de ajuda para realização de uma festa extraordinária

O Grupo de Estudo “Pedagogia Hospitalar” está mudando a visão de como a teoria e a pratica de um Pedagogo está vinculada em todas as ações realizadas por este grupo nos ambientes não escolares, pois eles levam seus conhecimentos a instituições de caridade e realizam projetos e eventos de forma didática e socializadora.

O grupo de estudos Pedagogia Hospitalar existe há 3 anos e é formado por 14 acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade FERA tendo como coordenadora a professora mestranda Sussane Messias.

O grupo realiza reuniões semanais, para debater ideias e aprofundar os estudos na área da atuação do pedagogo em espaços não escolares. Recentemente eles foram convidados a ministrar cursos em várias instituições pública e privada, levando como tema a musicoterapia.

Atualmente eles estão realizando um trabalho voluntário no Abrigo Maria das Neves, localizado no bairro Cavaco em Arapiraca, levando para as crianças a alfabetização e o letramento para a construção da cidadania, pois o grupo acredita que apesar das diferentes histórias que as crianças e jovens possuem, elas devem ter uma visão de futuro digno e assim eles passam a ser a ponte para a construção de futuro promissor.

Para que esse movimento no abrigo pudesse acontecer, eles contam com o apoio do coordenador do abrigo Thiago e das demais cuidadoras sociais que os acolheram de braços abertos.
Para finalizar as atividades pedagógicas com as crianças o Grupo de Estudos está empenhado em realizar um formatura deste projeto de alfabetização e letramento intitulado: PEQUENO CIDADÃO para todos os envolvidos no projeto e para as demais crianças que fazem parte da instituição, a formatura será no próximo dia 12 de dezembro de 2019, mas para que esse sonho possa concretizar o grupo está em busca de patrocinadores ou padrinhos para que elas tenham estas crianças tenham uma formatura digna e com muita alegria.

Esta ação finalizará as atividades do grupo em 2019, mas em 2020 o grupo já planeja ir mais além, eles estão desenvolvendo um projeto onde visam a criação de uma ONG, com o intuito de atender crianças hospitalizadas que passam dias ou meses afastadas da sala de aula, para que elas não percam o ano letivo, entre outros trabalhos ligados a formação de profissionais da saúde, cuidadores, creches e escolas e muitas outras ideias que vai contribuir para o desenvolvimento de profissionais capazes de atuar em espaços não escolares.

Os acadêmicos e a coordenadora estão empenhados em levar o bem a sem ver a quem. Para conhecer mais dos projetos do grupo basta seguir em sua rede social pedagogiahospitalarf ou entre em contato com a coordenadora com o número (82) 99937-2521 ou com algum dos integrantes (82) 99993-2627.

Certos de sua contribuição, fica nosso estimado agradecimento.


 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts