Blogs

Natural Chef Carlos Rocha traz culinária internacional para Arapiraca

Por Clau Soares 19/11/2019 18h06
Por Clau Soares 19/11/2019 18h06
Natural Chef Carlos Rocha traz culinária internacional para Arapiraca
Foto: Divulgação
Unir o prazer de saborear um bom prato com o equilíbrio nutricional necessário à nossa saúde é a base da comida preparada pelo renomado Natural Chef Carlos Rocha que está em Arapiraca, desenvolvendo um projeto especial, o Volta ao Mundo, que oferece ao público a oportunidade de conhecer o que vai à mesa italiana, mexicana, oriental, árabe, baiana e mineira, sem sair da cidade. 

Chef Embaixador da Cultura e da Gastronomia Brasileira, na Embaixada do Brasil, na Coreia do Sul, o jovem Carlos Rocha, 27, é natural de Santana do Ipanema, sertão alagoano, e passou por diversos restaurantes, como os prestigiados Carne do Sol do Picuí, Resort Salinas (Marrecas) e Manga Verde, para citar somente alguns por onde passou em Alagoas.

A origem humilde não o impediude conquistar uma carreira invejável. “Cozinho desde os sete anos. Fui proibido de cozinhar em casa. Venho de família muito pobre e eles me diziam que cozinhar era pra mulher. Homem só comia. Cozinhava escondido da minha mãe, na casa da minha avó. ‘Em casa, não podia desperdiçar os ingredientes com testes que eu queria fazer. Eu brincava no mato de panelada. Chamava os amigos do bairro e cada um levava um ingrediente. Eu não tinha ingrediente, então, cuidava do cozimento”.

Fazer um curso de nível superior parecia sonho distante, mas ele prestou o vestibular e, apesar de ter obtido uma nota suficiente para ingressar em medicina, optou por fazer gastronomia contra a vontade da mãe, com uma bolsa de 100%, em uma instituição privada de ensino superior, em Maceió. Sem dinheiro para pagar sequer a moradia, Carlos Rocha foi para Maceió “com a cara e a coragem”, como dizemos por aqui. O primeiro mês de aluguel foi pago com uma vaquinha feita pelas tias.

“Depois que me formei em gastronomia, fiz alguns trabalhos em Alagoas e, logo após, recebi uma proposta em Londrina, no Paraná. Fui trabalhar na TV Band local e cursei nutrição lá também, na Universidade Federal do Paraná”, conta.

Em 2016, a vida de Carlos Rocha deu uma nova guinada. Ele se mudou para São Paulo onde fez um curso de pós-graduação, na Faculdade Método de SP (Famesp). Neste mesmo ano, inscreveu-se no Master Chef Brasil. Foi selecionado e eliminado na primeira prova. A oportunidade de representar o Brasil na Coréia do Sul surgiu naquele período. “Recebi um convite da Embaixada do Brasil na Coreia. Passei por uma seleção no Itamarati. Parei tudo e fui em busca de uma nova experiência”, relata.

Carlos Rocha reside na Coreia do Sul, mas realiza missões na China, Japão, Tailândia, Camboja e Laus. Fluente em inglês, espanhol, coreano, italiano e francês, é um verdadeiro cidadão do mundo. Viajar é algo comum em sua rotina.

Ele vem ao Brasil, anualmente, para visitar a família. Chegou às terras alagoanas, em agosto, e deveria retornar um mês depois. Entretanto, surgiram diversas oportunidades de trabalho por aqui, entre elas, o projeto “Volta ao Mundo”, do Supermercado São Luiz, iniciado, nesta segunda-feira (18). A partida do Brasil está prevista para janeiro quando segue para os Estados Unidos e, depois, Espanha.

Natural Chef No Youtube

https://youtu.be/GIKekEhi_l4
“Volta ao Mundo” em Arapiraca
A missão do Natural Chef na empresa, em Arapiraca, é incorporar receitas internacionais ao almoço do restaurante. Cada dia da semana, o self service recebe pratos diferentes junto ao que já é servido tradicionalmente. Às segundas-feiras, o público degusta o melhor da cozinha italiana; às terças, os pratos são de origem mexicana; às quartas, oriental; às quintas, árabe; às sextas, baiana; e aos sábados, a comida especial é mineira. “Estou em Arapiraca exclusivamente para realizar esse projeto nas duas lojas do Supermercado São Luiz, em novembro e dezembro”, informou.
 

Clau Soares

Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.

Ver todos os posts