Blogs

Estratégias para obter um alto desempenho no Enem 2019

Por Carla Emanuele 30/10/2019 14h02
Por Carla Emanuele 30/10/2019 14h02
Estratégias para obter um alto desempenho no Enem 2019
Foto: Ilustração
Estudantes de todo o país sabem que se preparar para obter uma ótima pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM - é fundamental para entrar na universidade dos sonhos! Todos devem estar se perguntando: como posso ter um alto desempenho na hora da prova? Analise abaixo algumas estratégias e dicas que podem ajudar nos últimos dias de preparação e até no momento da prova do ENEM:

- Planejar cada detalhe. Lembre que quando a gente se planeja pode ser que alguma coisa dê errado e quando não se planeja pode ser que alguma coisa dê certo. Isso quer dizer que o capricho nos detalhes fará diferença nos seus resultados. Diminua o desconhecido, vá ao local da prova, se possível peça para conhecer as salas, veja se tem ar condicionado ou ventilador, pois você precisa preparar o seu corpo e a sua mente para passar horas concentrado na prova.

- Mentalize a prova. Visualize fazendo a prova, mentalize cada detalhe, visualize você calmo, concentrado, analisando as questões e respondendo de forma serena, mentalize as respostas fluindo de forma coerente e que você está tendo facilidade em respondê-las, dessa forma você colocará na sua mente que você está autoconfiante e preparado para a prova.

- Qualidade de vida. Durma bem desde hoje, não deixe para dormir bem no último dia, pois você precisa ter uma rotina de qualidade para que seu cérebro esteja renovado no dia da prova, hidrate-se, faça caminhada, pois se seu corpo estiver tenso você esquecerá conceitos simples e terminará esquecendo elementos básicos na prova.

- Desacelere. Procure meditar, ler sobre assuntos que não tenham nada a ver com os estudos, para que você possa se conectar com você mesmo, desacelere seu sistema, procure conversar com os familiares e amigos, ouvir música que goste ou até ir ao cinema.

- Estabelecer uma rotina de excelência. Nada de acordar pedindo para passar na prova ou reclamando que não estudou o suficiente, pois você precisa desenvolver um pensamento de abundância para potencializar seus resultados, quando pedimos algo, o nosso cérebro se conecta com a escassez, com o que nos falta, exercite desde quando acordar estimular a gratidão, seja grato por tudo, alegre-se por tudo o que tem, pelas pequenas vitórias, por ter conseguido tirar alguma dúvida ou revisar o conteúdo. Pois quando você agradece, você se conecta com a abundância.

- Elimine algumas palavras do seu vocabulário. Aquela voz dentro de você que fala que o seu amigo estudou mais do que você, que a concorrência está muito alta, que a prova é muito difícil, que o tema da redação será complicado e que você não está preparado, etc... Dê um basta, não discuta com você mesmo, diga para a incerteza, a desmotivação e a negatividade de dentro de você, que cale a boca! Diga a si mesmo: - Cale a boca Zeca Urubu, Cale a boca Bode Gaiato! A única competição que você tem é com você mesmo! Olhe para a frente e tenha foco onde quer chegar, pois você não pode atribuir o sucesso da sua vida ao resultado da prova, você tem que dizer a si mesmo que dará seu melhor, pois pensamento e palavras viram sentimentos e quando você sente que é capaz, nada te segurará para conquistar seus sonhos.

- Respire. Se alguma coisa sair dos seus planos, não der certo, ou alguma questão você não conseguir responder, não deixe o nervosismo tomar conta, relaxe e conte até 10, respire devagar. Relaxe até voltar a calma, pois dessa forma você receberá até sete vezes mais oxigênio e fará com que o seu cérebro trabalhe melhor.

- Deixe as questões mais difíceis para o fim. Você precisa gerenciar seu tempo, garantindo as questões mais fáceis, não se estresse pensando depois numa pergunta, pois pode atrapalhar suas ideias, não fique ansioso quando os outros candidatos começarem a sair da sala e você ainda estará lá respondendo, mentalize que você está aproveitando cada segundo para garantir o seu melhor, respire e mantenha o foco pois a ansiedade pode atrapalhar o seu julgamento nas questões.

- Confie no seu potencial. Pessoas inseguras duvidam da sua própria capacidade, não fique indeciso na hora de marcar as questões e nem se sinta inseguro para não dar um branco na hora da prova, lembre das suas qualidades e confie nos conhecimentos adquiridos até aqui. E simplesmente arrase, pois você é uma pessoa extraordinária!

“O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos dia sim, e no outro dia também.”
Robert Collier
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts