Blogs

Por que o reconhecimento profissional é tão importante?

Por Carla Emanuele 15/10/2019 08h08
Por Carla Emanuele 15/10/2019 08h08
Por que o reconhecimento profissional é tão importante?
Foto: Reprodução
Um colaborador que recebe o reconhecimento profissional da instituição que trabalha tende a ser mais motivado e proativo, pois obter reconhecimento pelo trabalho realizado e pelas ações exitosas farão com que o trabalhador se torne mais comprometido e focado nos objetivos da empresa, estudos científicos mostram que uma parte do nosso cérebro é dedicada à recompensa e motivação, isso quer dizer que quando esta parte do cérebro é ativada, o organismo liberará elementos químicos e hormônios que farão com que ela se torne mais engajada e produtiva.

Quando os colaboradores sentirem que estão sendo reconhecidos pelos seus esforços passarão a trabalhar muito mais satisfeitos e felizes pois o sentimento de valorização desenvolverá o desejo de buscar sempre mais e desempenhar de forma extraordinária a sua função. Este perfil é fundamental para que a empresa aumente a produtividade, visto que os colaboradores motivados irão buscar desempenhar da melhor maneira as suas atividades com todo comprometimento e dedicação possível, pois estes colaboradores sentirão que fazendo o seu melhor poderão surgir novas oportunidades e eles poderão crescer na empresa e desenvolver habilidades profissionais que farão diferença em todo lugar, pessoas com este pensamento desenvolvem a criatividade e terá um perfil de inovação para fazer a diferença perante os concorrentes.

É interessante que o líder gestor possa implantar na empresa uma prática de feedback para que os próprios colaboradores possam se sentir parte da empresa e desenvolver um sentimento de pertença de que ele é importante para o sucesso da instituição, e por isso precisa sempre refletir nos pontos de melhorias e potencializar seus pontos fortes.


Você que é um gestor e líder deve está se perguntando como eu posso fazer isso na minha instituição para que eu possa colher os frutos positivos desta prática diária?

- Acompanhe de perto o trabalho de todos para que você possa entender o processo de evolução antes do resultado final.

- Demonstre preocupação com o colaborador para que ele perceba que você está interessado em sua evolução pessoal e profissional.

- Comunique-se sempre com todos para entender o que está acontecendo e sempre que surgir alguma problemática você poder ajudar para que juntos possam tomar a melhor decisão e chegar na melhor solução.

- Implemente projetos e programa para incentivo dos colaboradores, para que todos que superem as metas estabelecidas possam ter algum reforço positivo como: folga, premiação ou bonificação salarial.

- Não perca a oportunidade de elogiar, elogie sempre quando notar que ouve a realização de um bom trabalho para que os colaboradores possam perceber que você está acompanhando a evolução de cada um.

Muitas outras ações de valorização podemos implantar nas empresas pois todas elas demonstrarão respeito, reconhecimento e capricho com seus colaboradores que estarão com sua motivação em alta e em consequência disso melhorará os resultados e crescimento das duas partes, pois é uma via de mão dupla, em que todos ganham por alimentarem sempre as boas maneiras e a valorização profissional. Todos estes estímulos também não quer dizer que você vá perder a sua criticidade, pois é necessário ter bom senso para que todos os comentários e ações sejam coerentes e verdadeiras para que você não se torne superficial, você só precisa ter opiniões verdadeiras e sinceras a respeito de boas atitudes dos seus colaboradores para que todos sintam que você está sendo honesto no que está falando e agindo!

“A realização pessoal é a maior conquista de um profissional, mas o reconhecimento dos demais é o que faz esse acontecimento ser tão especial.” – Estéfane Farias Ferreira
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts