Blogs

Como os pais podem ajudar na construção da saúde emocional dos filhos?

24/09/2019 23h11
24/09/2019 23h11
Como os pais podem ajudar na construção da saúde emocional dos filhos?
Como os pais podem ajudar na construção da saúde emocional dos filhos? O primeiro passo é desenvolver nos filhos, desde criança, uma consciência ética e moral, para que eles desenvolvam um suporte emocional para saber lidar com as situações diversas e adversas da vida, principalmente as que eles não esperam e nem planejam. Para que a criança tenha esta maturidade, os pais precisam mostrar o caminho para seus filhos se tornarem gestores dos próprios sentimentos e emoções, tornando-se assim autores da própria história, a partir do autoconhecimento e auto responsabilidade dos seus atos e ações.

As crianças conforme vão amadurecendo a inteligência emocional vão se tornando mais seguras, tolerantes e compreensivas, desenvolvendo autocontrole e autogestão das suas emoções, para ajudá-los no caminho da saúde mental e do autoconhecimento.

Dicas para os pais:


• Organizar a rotina dos filhos desde bebê, desde dormir, comer, tomar banho, escovar os dentes entre outras obrigações, para que eles possam desenvolver o tempo e o espaço para pôr ordem no seu próprio mundo e assim estimular a auto responsabilidade;

• Não ficar na corda-bamba sem saber o que é educar, mimar ou traumatizar, é necessário educar-se para cultivar as emoções e trabalhar a saúde emocional dos filhos através da Inteligência Emocional.

• Antes de criticar seus filhos, elogie, elogie tudo o que ele faz de bom, para que ele possa sempre arquivar memorias saudáveis de incentivo, dessa forma ficará mais fácil eles evitarem o erro;

• Mostre aos seus filhos suas limitações e dificuldades, para que eles entendam que todos precisam buscar melhorar e que os pais não são perfeitos;

• Procure sempre conversar, ter diálogo em todas as situações para que seus filhos possam sempre contar com uma conversa com os pais que antes de julgar ou culpar estarão para compreender e refletir junto com eles.

• Muitas cobranças podem fazer com que os filhos se sintam pressionados e assim podem se frustrar por tudo;

• Deixar as crianças terem relação com a natureza e os animais como também estimulando para que eles desenvolvam prazeres em estar e brincar com outras crianças.

• Alguns estresses são necessários para o amadurecimento, como por exemplo o nervosismo por ouvir um “não” dos pais. Pois é considerado um estresse leve e acontece por um curto prazo de tempo.

Muitas das vezes, o amor dos pais é tão grande que pode ser cego a sintomas de que algo não está bem na saúde mental dos filhos, os pais precisam se policiarem, pois as crianças também podem passar por momentos de angustias e tristezas, por isso é necessário observar bem o contexto de cada situação para ver se esta tristeza ou angustia é algo de preocupação ou não, se existem motivos para tal, se a criança perdeu a vontade de brincar, pois o brinquedo é tão sério para a criança quanto o trabalho para um adulto, se ela deixa de ter vontade de comer, torna-se apática, ausência de olhar ou linguagem para interagir com outras pessoas, talvez seja a hora de procurar uma ajuda através de psicoterapias.

Os pais precisam conhecer seus filhos, saber o que incomoda, o que eles gostam, o que fazem eles se sentirem seguros, e assim, no dia a dia possa ser desenvolvido uma estabilidade emocional para que as crianças saibam sempre valorizar o ser e não o ter, para que eles saibam que os prazeres superficiais são instantâneos e passageiros, por isso os pais precisam implantar na consciência dos seus filhos que o consumismo pode não trazer benefícios para o bem-estar psíquico, pois desde criança eles precisam do apoio e o amor da família para que sintam confiança de que todos os reverses e problemas da vida podem ser superados e que os melhores prazeres são aqueles momentos compartilhados com as pessoas que amamos.

“Os pais que vivem em função de dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento. Os pais que se preocupam em dar a sua história aos filhos se tornam inesquecíveis.” Augusto Cury
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts