Blogs

Operação Casmurro: Deputado Tarcizo Freire exige respostas do secretário Luciano Barbosa

Por Paulo Marcello 11/09/2019 20h08
Por Paulo Marcello 11/09/2019 20h08
Operação Casmurro: Deputado Tarcizo Freire exige respostas do secretário Luciano Barbosa
Tarcizo é a favor da convocação do secretário Luciano para falar sobre a operação da PF - Foto: Imagem: ALE
O escândalo na secretaria de Educação, desvendado pela Polícia Federal (PF) na última terça-feira (10), ainda é o tema de maior relevância nas discussões da Assembleia Legislativa (ALE). O deputado Tarcizo Freire (Progressistas) propôs que o secretário Luciano Barbosa (MDB) seja convocado para que dê explicações sobre o rombo milionário que resultou na ‘Operação Casmurro’ e prisões de servidores.

Tarcizo disse que a população alagoana precisa de respostas e encaminhou solicitação para que o convite, aprovado em plenário na última semana, seja transformado em convocação, por que se faz necessário que o vice-governador e secretário da Educação compareça à Casa Tavares Bastos para responder sobre o esquema desvendado pela Polícia Federal.

"Diante dos últimos acontecimentos na Secretaria de Educação, venho, aqui, pedir que o convite aprovado por esta Casa Legislativa seja transformado em convocação após a operação realizada pela Polícia Federal nesta terça-feira. As denúncias apontadas pelas instituições são sérias e, portanto, precisam de respostas o quanto antes”, destacou.

A ‘Operação Casmurro’ investiga supostos desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb), na secretaria comandada pelo vice-governador Luciano Barbosa.

A ação policial foi realizada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) em Alagoas e Ministério Público Federal (MPF), nas cidades de Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Rio Largo e São Miguel dos Campos.

Tarcizo Freire disse que a Assembleia Legislativa não pode ficar inerte diante desta operação policial que apura supostos desvios de recursos, mediante fraudes licitatórias em contratos com a Seduc, que podem superar o montante de R$ 21 milhões, entre 2017 a 2019.

“Com bastante serenidade e equilíbrio, se faz necessário que esta Casa transforme o convite que foi aprovado, na semana passada, em convocação para que o secretário Luciano Barbosa possa vir ao Parlamento dar as devidas explicações diante dos fatos”, sugeriu.