Blogs

Dicas para melhorar a saúde do professor

Por Carla Emanuele 04/09/2019 20h08
Por Carla Emanuele 04/09/2019 20h08
Dicas para melhorar a saúde do professor
Foto: Divulgação
Escolher a carreira docente no Brasil é um desafio, pois as dificuldades encontradas no âmbito educacional são constantes, mas independente das problemáticas existentes precisamos focar em como lidar com os desafios atuais dos professores e não prejudicar a saúde emocional e física destes profissionais.

Seguem algumas dicas para manter a saúde dos docentes e melhorar o desempenho dos mesmos em sala de aula:

- Cuidar da postura e revezar os momentos de ficar em pé e sentado, bem como usar roupas e sapatos confortáveis, ou seja, lembrar daquelas boas práticas para preservar a coluna e os pés.

- Tomar bastante água para hidratar as cordas vocais e tentar não ficar aumentando o volume da voz.

- Praticar atividades físicas regularmente traz benefícios físicos, melhora o humor e evitará muitas doenças.

- Reservar um tempo para realizar atividades que tenha prazer de fazer, mesmo tendo uma rotina cheia de obrigações sociais, todo professor precisa reservar um tempo para ler, ouvir música, ir ao cinema, ou fazer alguma outra atividade que goste.

- Ter uma boa alimentação para ter uma boa energia para enfrentar a rotina de trabalho, não pular nenhuma refeição e investir em proteína, carboidrato, frutas e vegetais para que seu metabolismo funcione regularmente.

- Encontre algum amigo ou um grupo de amigos que você tenha segurança de relatar suas experiências frustradas de sala de aula, suas falhas e dúvidas, pessoas que você confie e que poderão dar suporte emocional e didático para que você tenha maturidade de estar evoluindo sempre. Todos precisam de um suporte como este para fortalecimento da nossa prática profissional e emocional.

- Seja você mesmo, adquira sua personalidade de ensino para que você possa se sentir seguro, busque estudar competências socioemocionais para encontrar a sua voz e o método que você tenha controle e segurança, e nunca tenha medo de mudar, precisamos nos autoconhecer e desenvolver autorresponsabilidade sem perder a paixão e a motivação pela educação.

- Desenvolver resiliência emocional e evitar ansiedade, evite estresse e tenha equilíbrio entre trabalho e sua vida pessoal, tenha tempo de lazer com sua família e aprenda a dizer não, para saber lidar com seus limites e prevenir ansiedade e preocupações com problemas que não são seus.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”
– Dalai Lama
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts