Blogs

Campanha para o Dia do Cliente: dicas de ações para movimentar as vendas

Por Luenda Gonçalves 27/08/2019 10h10
Por Luenda Gonçalves 27/08/2019 10h10
Campanha para o Dia do Cliente: dicas de ações para movimentar as vendas
 O dia do cliente é uma data sazonal muito tímida em nosso mercado e vem crescendo ao longo dos anos, juntando à datas sazonais já consolidadas, neste artigo você verá a importância desta data para o seu estabelecimento e como o dia do cliente pode fidelizar e atrair ainda mais clientes para o seu espaço e como fidelizá-los de forma atrativa e harmônica.

O Dia do Cliente

O dia do Cliente apesar de ser uma data tímida, vem ganhando espaço nos últimos anos. A data foi criada para que se pudesse estreitar ainda mais as relações entre cliente e comércio e para destacar a importância do cliente no ecossistemas de compras, além de servir como uma data para agradecer o cliente por utilizar os produtos e serviços de um determinado estabelecimento.

Origem da data

A data foi criada no ano de 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos humanos. João Carlos, aprimorou este dia com a ideia de criar um dia diferenciado em que pudesse agradecer seus clientes, ajudando a criar uma relação de fidelidade entre consumidor e comerciante.

Campanha para o Dia do Cliente

Grandes empresas vem utilizando o dia do cliente com mais afinco, tais como Casas BahiaMagazine Luiza e Submarino tem tornado o dia do cliente mais que uma data no calendário comercial e tem feito o dia do cliente como uma oportunidade de gerar receita e fidelização.

Por que é importante fazer uma campanha para o dia cliente?

A importância do cliente para o comerciante deve ser muito bem pontuada. Uma campanha para o dia do cliente pode trazer diversos novos clientes para seu estabelecimento, como também fidelizá-los e estreitar laços com os mesmos.

Dicas

O consumidor brasileiro tem aproveitado ainda mais as datas de sazonalidade para aproveitar as ofertas com mais afinco. Por isso, explore datas sazonais com mais agressividade.

• Use listas anteriores de clientes que já compraram em datas sazonais.

• Crie anúncios patrocinados para promover o dia do cliente, pelo menos uma semana antes.

• Foque nos preços e promoções com mais atenção, assim seu cliente irá se sentir atraído.

• Faça seu cliente se sentir especial, pois é dessa forma que o mesmo irá ter mais intimidade para efetuar a compra.

• Foque em produtos e serviços de mais ticket médio nos últimos meses, esses serão os produtos de maior procura.

• Não se limite em orçamentos: Garanta que sua campanha seja bem explorada e que seu orçamento esteja de acordo com seu planejamento.

• Em seus anúncios use e abuse de palavras chaves de maior procura.

• Garanta a partir desta data que seus clientes voltem para uma possível compra na Black Friday.

5 ideias incríveis para criar ações para o dia do Cliente

Confira algumas ideias maravilhosas:

Mercadinho Pinheiro

Mercadinho Pinheiro - Dia do Cliente

Fonte: Behance

A Campanha da semana do cliente feita pelo Mercadinho Pinheiro, foi direcionada às promoções, além da promoção nas redes sociais. A campanha focou em produtos que são mais vendidos no estabelecimento. Além disso, compõe uma linguagem divertida e objetiva.

LW Eletro

Semana do Cliente LW Eletro - Alexandria Marketing

Fonte: Behance

A Campanha para o dia do cliente na LW Eletro foi voltada para a promoção de produtos, como também focada no prazo para pagamentos de produtos, usando uma abordagem incisiva e direta. Sua abordagem visual, foi simplista e no entanto, foi bem orquestrada já que suas cores se basearam em sua logo e seus elementos tem formas geométricas arredadas o que conforta o público que a visualiza.

Niki

Dia do Cliente NIKI - Alexandria Marketing

Fonte: Behance

A Niki utilizou um card para agradecimento aos seus clientes, além disso, usou da simplicidade para destacar a importância do cliente para o funcionamento da empresa.

Amarmitex

AMARMITEX Dia do Cliente - Alexandria Marketing

Fonte: Behance

A Amarmitex criou um card em agradecimento aos clientes, ressaltando o seu amor e trabalho para as comidas caseiras feitas para seus clientes “com amor, especialmente para você”, ressaltando a chamada através do uso do pronome pessoal “você” para que a pessoa tivesse o sentimento de pertencimento para a com a empresa e assim utilizando recursos de linguagem mais intimista para chamar a atenção do público.

Jornal de Brasília

Jornal de Brasilia Dia do Cliente - Alexandria Marketing

Fonte: Behance

O dia do Cliente para o Jornal de Brasília contou com um anuncio simplista voltado para o agradecimento aos assinantes, reconhecendo a importância do cliente para a produção da notícia e atribuindo o esforço à razão dos clientes acompanharem as notícias.

Exaltar e agradecer o dia cliente é importante para significar sua marca no mercado, apesar da timidez e da recente criação da marca o dia cliente pode ser visto como uma data importância para o cliente apreciar ainda mais a marca que consome. Portanto, a atenção as datas sazonais é importante, pois é ela quem ajuda ao estabelecimento se direcionar de forma compassiva e apaixonada por seus clientes.

Está com clientes insatisfeitos? Saiba como lidar e convertê-los!

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts