Blogs

Comissão Eleitoral indeferiu chapa da oposição e eleição da Uveal terá candidatura única

Por Paulo Marcello 22/08/2019 00h12
Por Paulo Marcello 22/08/2019 00h12
Comissão Eleitoral indeferiu chapa da oposição e eleição da Uveal terá candidatura única
Fabiano Leão, vereador por Arapiraca e atual presidente da Uveal - Foto: foto: Cortesia
A eleição para a nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) ganhou um novo capítulo, nesta quarta-feira (21), após decisão da Comissão Eleitoral que indeferiu uma das chapas participantes do pleito. Após a reunião, ficou definido que haverá apenas um concorrente ao cargo de presidente da entidade, o atual gestor, Fabiano Leão, do MDB de Arapiraca.

Na oportunidade, estiveram reunidos os membros da Comissão Eleitoral, criada por meio da Resolução nº 01/2019 para analise e julgamento dos pedidos de inscrição de chapas para concorrer a eleição da Uveal para o biênio 2019/2020, sob a presidência de Judith Correia dos Santos. Foram analisados os pedidos de registros de dois candidatos: Fabiano Leão, de Arapiraca (Unidos Pela Uveal), que concorre a reeleição e Eduardo Tenório, de Quebrangulo (Uveal Mais Forte), candidato da oposição.

Após a análise dos documentos apresentados pelas duas chapas, foram identificadas algumas irregularidades do grupo de oposição como a existência de cinco selos de autenticação (BN828401, BN828402, BN828403, BN828404) sem uso, o que pode ser considerado forte indício de que os documentos daquela chapa seriam autenticados sem a observância das formalidades previstas na Lei.

Colocada em discussão a análise dos documentos, a presidente da Comissão Eleitoral opinou que os vícios encontrados nos documentos apresentados pela chapa “Uveal Mais Forte” impossibilitam a sua participação na eleição uma vez que esta não atendeu os requisitos exigidos no regulamento do certame.

A Comissão Eleitoral também identificou que um candidato foi indicado para ocupar dois cargos na estrutura desta chapa, assim, concluiu que foi desrespeitado o artigo 5º, inciso II do regulamento geral da eleição, devendo ser aplicada a regra prevista no art. 7º, inciso II do mesmo diploma. Além disso, uma parcela dos documentos da chapa de Eduardo Tenório não foi autenticada e outros estavam sem o reconhecimento de firma, logo, não foram aceitos, haja vista o descumprimento do artigo 5º, inciso III do regulamento geral.

Encerrada a análise e discussão dos documentos, os membros da Comissão deliberaram sobre o pedido de inscrição da chapa “Unidos Pela Uveal”, encabeçada pelo vereador Fabiano Leão e votaram de forma unânime pelo seu deferimento. Já o pedido de inscrição da chapa “Uveal Mais Forte”, que tem como candidato o vereador Eduardo Tenório foi indeferido.

A Comissão Eleitoral contou ainda com Fábio Lucena Felizardo, José Domício da Silva, Manoel Ursulino Carvalho dos Santos e Edécio Fernandes da Silva. A eleição, com candidatura única, será realizada no dia 31 deste mês, na sede da Uveal, na capital alagoana.
 
O que diz a oposição

Eduardo Tenório informou, nesta quarta-feira (21) que irá recorrer à Justiça sobre a decisão da Comissão Eleitoral que analisou as inscrições das chapas para as eleições da entidade. O vereador disse que vai reverter a situação e que vai vencer a eleição nas urnas.

“Foi uma atitude mesquinha da Comissão Eleitoral, formada por vereadores ligados a chapa de situação e que não aceita a democracia de se ter outra candidatura. Vamos ganhar nas urnas”, disse Eduardo Tenório.

Ao todo, uma chapa para concorrer as eleições da Uveal precisa em média de 70 componentes entre os membros que irão compor a diretoria, o conselho fiscal e as dez secções regionais.