Blogs

Coaching Educacional: ferramentas extraordinárias para alcance de grandes resultados

07/08/2019 12h12
07/08/2019 12h12
Coaching Educacional: ferramentas extraordinárias para alcance de grandes resultados
O coaching pode ser considerado uma técnica capaz de potencializar o desenvolvimento das pessoas e o seu comprometimento com as suas metas com foco e objetivo, encontrando possibilidades e construindo ou reconstruindo significados para alcançar resultados extraordinários. Conforme Terra (2005), o “coaching transmite experiência, incentivo e apoio ao alto desempenho, uma forma de compartilhar o conhecimento”. Partindo desta perspectiva podemos dizer que o coaching no âmbito educacional será um suporte para gerar resultados e potencializar o conhecimento e os resultados dos alunos, colaboradores e de toda comunidade escolar.

As escolas públicas e privadas precisam se apropriar de que é importante levar esta metodologia para o ambiente escolar, dando subsidio para que os profissionais da educação e os alunos possam desenvolver excelentes resultados em suas vidas pessoais, sociais e principalmente profissionais. Tais resultados serão concedidos por meio de um profundo processo de autoconhecimento, possibilitando a eles por exemplo a sua escolha profissional de forma consciente, individual e assertiva, além de um melhor desempenho escolar e profissional.

Os coaches irão proporcionar para a comunidade escolar autoconhecimento, autoconfiança, autodesenvolvimento, autocontrole, além da capacidade de enfrentamento de problemáticas, podem também desenvolver habilidades, tais como: motivação, planejamento estratégico, plano de ação e resultados. Estes profissionais irão estabelecer mudanças de paradigmas conduzindo uma conscientização para dentro de si mesmos, para que possam identificar o potencial que tem e assim direcionar tudo ao seu favor.

Os jovens do ensino fundamental e médio precisam deste apoio para modificar sua visão de mundo e para que eles saibam os reais motivos dos estudos e assim aumentar o desempenho escolar.

Um Professional Coach especializado em educação irá orientar a equipe gestora a construir um planejamento organizacional de sucesso nas escolas. Para que os gestores também tenham um preparo de estar sempre atentos e acompanhar de perto os colaboradores e alunos, para que possam identificar pontos de melhoria e potenciais para administrá-los de forma a maximizar seus resultados.

“O mundo não poderá tomar um novo caminho se não conseguir uma união íntima da técnica e da moral”. (Theodor Plievier)


 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts