Blogs

A relevância de um atendimento extraordinário para as instituições de ensino

10/07/2019 14h02
10/07/2019 14h02
A relevância de um atendimento extraordinário para as instituições de ensino
Todos os gestores devem refletir se sua equipe de atendimento é eficaz e eficiente, estas reflexões não tem a ver somente com as responsabilidades do cargo ou a captação de alunos, vai além da burocracia, pois um atendimento para ser excelente depende da maneira com que entregamos e orientamos nossos produtos ou serviços, os profissionais que trabalham com atendimento precisam perceber que é fundamental desenvolver a empatia e criar laços de confiança nos clientes, pois nossos clientes precisam sentir que você que está atendendo está focado em trazer soluções e resolver as situações problemáticas deles, se conseguirmos gerar nos nossos alunos este sentimento conseguiremos fazer com que eles saiam satisfeitos e o resultado para a instituição será extraordinário! As equipes de atendimento precisam ter consciência disso!

Precisamos refletir e ter empatia de que quando somos atendidos bem isso irá prevalecer se iremos adquirir o serviço ou indicar a instituição para outras pessoas, porém quando nos referimos a escolas e faculdades, é fundamental que tenhamos mais cuidado e profundidade com este quesito, pois prestamos serviços que influenciam nos sonhos e no futuro dos nossos clientes e das famílias que a eles pertencem. Por isso, refletir sobre atendimento é de bastante relevância, pois o atendimento será o cartão postal e o principal canal de comunicação e o coração da instituição!

A tecnologia nunca substituirá o valor do contato humano, o contato face a face sempre fará total diferença, por isso quem atua nas secretarias e nos setores que atendem as pessoas precisam se apropriar de que o bom atendimento vai além do cumprimento de burocracia, de realizar matriculas, o diferencial está em procurar as melhores possibilidades para resolver os problemas, dificuldades e imprevistos que possam acontecer com os alunos. Lidar com pessoas é isso, é lidar com imprevistos, escolhas, mudanças e problemas diariamente e as atitudes que os colaboradores da instituição tomarão serão determinantes para o aluno permanecer na instituição e até indicá-la para outras pessoas.

Seguem algumas ações rotineiras para reflexão das práticas dos profissionais que trabalham com atendimento:

- Você surpreende seu aluno? Possui todas as informações que ele precisa como também mais informações que sejam uteis para ele naquela situação? Se você fizer isso com certeza este aluno sairá com as informações claras em sua mente e satisfeito!

- No momento do atendimento, o aluno se sente o máximo? Você precisa demonstrar que este aluno é único e que você está empolgado em atendê-lo e que está interessado em ouvir o que ele está dizendo para buscar possíveis soluções. Mantendo uma linguagem profissional, mas com um tom de conversa de amigo, de um conselheiro, de uma pessoa que está ali para acolhê-lo, assim este aluno terá uma experiência real de atendimento humanizado!

- Conhecimento! Faz total diferença, pois você precisa dominar os serviços e mostrar segurança sobre o que fala, inclusive precisa saber quais são os diferenciais que a instituição tem, para isso a equipe precisa está em constante formação e capacitação para inovar sempre!

Sabemos que nem sempre quem está atendendo saberá tudo e nem sempre conseguirá solucionar de forma imediata os problemas, mas o diferencial estará também no feedback, se não conseguir solucionar imediato a problemática existente, você precisa pegar o contato do aluno e buscar resolver com as pessoas ou setores competentes, não pode de forma alguma deixar para amanhã o que pode se resolver hoje! Ou seja, veja as problemáticas como missões que precisam ser resolvidas antes que o dia termine! E antes de sair do seu expediente dê o retorno a este aluno informando o que você conseguiu resolver.

Sabemos que o cenário do ramo educacional está cada vez mais concorrido e muitas instituições estão ofertando os mesmos cursos com a mesma qualidade nos serviços, mas poucas oferecerem o melhor atendimento! As instituições que se conscientizarem e buscarem cada vez mais capacitar seus colaboradores irá proporcionar experiencias extraordinárias nos seus clientes e sua instituição será associada a marcas de credibilidade!
 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts