Blogs

A importância dos valores na família

02/07/2019 15h03
02/07/2019 15h03
A importância dos valores na família
A família é a nossa primeira escola das virtudes. Partindo desta perspectiva, a família traz de forma natural valores inestimáveis e fundamentais para a convivência de forma saudável na sociedade. Por isso, ao se pensar sobre os valores na família é sempre bom reforçar que somos o reflexo daqueles que vieram antes de nós, ou seja, dos nossos pais, irmãos, avós, tios entre outros que façam parte do convívio da família.

A família é o ponto de apoio, a base mais eficaz de humanização, conscientização e sensibilização do ser humano. Não obstante, nos dias atuais é comum percebermos uma sociedade cada vez mais desumana, sem consciência e sem sensibilidade. E percebemos também o crescimento da violência, à miséria, as drogas, a pornografia, as injustiças, a falta de respeito e tantas outras desordens que fere a essência e os valores da família. Por isso, para evitarmos sujeitos nessas condições precisamos perceber que a família deve estar em conexão intima com a sociedade e a sociedade precisa entender que a família é o lugar natural onde o amor sempre deve prevalecer perante as problemáticas existentes e os reverses da vida, pois é na família o lugar do cuidado, da solidariedade, da união, da amizade, do respeito e da educação.

E quando a família falha na sua função social, os reflexos dessa falência podem causar problemas de ordem física e psíquica que podem influenciar negativamente em toda a sua vida social e profissional, pois grande parte do que somos hoje são influências da nossa família que, através do dia a dia contribui para o nosso desenvolvimento biopsicossocial. É importante refletir que mesmo com todos os erros e acertos que os pais cometem precisamos entender que mesmo errando, os pais sempre tem intenção de acertar, e que mesmo com os erros é possível trazer ensinamentos e reflexões.

Seguem alguns motivos que nos comprovam a importância dos valores na família e que estes valores refletirão por toda a vida das pessoas:

- Apoio, segurança e bem estar – A família é a primeira ideia de sociedade de um indivíduo, desde bebê é desenvolvido um sentimento de pertencimento e segurança entre os familiares, por isso, a presença e o acompanhamento da família na vida desta criança será como um alicerce para compartilhar suas frustações, dores, conflitos e desafios que vão surgindo no decorrer da vida e se esta família mostrar para seus entes queridos confiança e força certamente irá influenciar de forma positiva os resultados futuros de sua vida. Então, se a família fizer esta função de balsamo e demonstrar amor, compreensão e carinho será desenvolvido um bem-estar emocional e fará com que estas crianças e jovens possam construir relacionamentos saudáveis.

– Exemplo, influência e honestidade – Normalmente a família orienta as crianças e os jovens no que é certo e errado para que eles aprendam os valores e costumes que irão acompanha-los do decorrer da vida, porém além das orientações, aconselhamentos e conversas é através dos exemplos que estes sujeitos aprenderão a conduta e os valores que irão prevalecer nas suas vidas, se pararmos para refletir poderemos observar possuímos comportamentos e posturas que sempre observávamos nos nossos familiares. Por isso, aqueles que tiverem bem definidos seus valores terão mais facilidade em lidar com tomadas de decisões com mais facilidade.

Em virtude do que foi refletido é importante ressaltar que nenhuma família é perfeita, bem como nenhuma pessoa é perfeita, nenhum lugar será perfeito pois fazemos parte dele e também somos cheios de imperfeições, por isso precisamos tentar sempre, nos reconstruir, aprender e recomeçar infinitas vezes, perdoar e não permitir rancor e ressentimentos que nos impeçam de conviver de forma saudável e harmoniosa com todos. Nossa família é o nosso bem maior, nosso tesouro e independente de sua formação precisamos valorizar e aproveitar cada momento! Pois sem dúvida, uma família bem estruturada refletirá em pessoas felizes que seguirão o caminho na construção de um mundo melhor em todos os sentidos. “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”. Benjamim Franklin.

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts