Blogs

Léo Saturnino propõe Coleta Seletiva e Contínua do Lixo em Arapiraca

Por Paulo Marcello 24/06/2019 21h09
Por Paulo Marcello 24/06/2019 21h09
Léo Saturnino propõe Coleta Seletiva e Contínua do Lixo em Arapiraca
Léo Saturnino (MDB), vereador por Arapiraca (AL) - Foto: Imagem: Arquivo
Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Arapiraca, por meio das Comissões de Constituição, Justiça e Redação – Educação, Saúde e Assistência Social – Desenvolvimento Sustentável – Meio Ambiente e Agricultura, o parecer (28/2019) favorável pela aprovação do Projeto de Lei (PL 03/2019), de autoria do vereador Léo Saturnino (MDB), que dispõe sobre a instituição da Coleta Seletiva e Contínua de Lixo em Arapiraca.

Segundo Léo Saturnino, há vários benefícios da coleta seletiva e da reciclagem, como a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração de recursos naturais. Além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.

O vereador espera que a administração pública crie projetos educativos nos bairros, repartições públicas, até empresas privadas de médio e grande porte. A iniciativa deverá atender também as empresas ou cooperativas que atuam na coleta e venda de material reciclável como papelão, plástico e alumínio.

“As próprias cooperativas de lixo que estão sendo instaladas no município, começam a trabalhar já com cada segmento. Tem cooperativa que atua com o plástico, outra de papelão ou papel e cooperativas de resíduos sólidos que passarão a produzir até adubo. Então já estamos dando esse incentivo para essas indústrias do lixo para receber e processar esses produtos”, explica.

De acordo com o vereador arapiraquense, a tendência é que mais empresas que processam ou reciclam o lixo se instalem em Arapiraca. Após o parecer das Comissões do Poder Legislativo, na última semana, o projeto será encaminhado para que o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) sancione para beneficiar autônomos e empresas que atuam neste segmento, além da população.