Blogs

Linguagens Visuais: aplicações e tendências

Por Luenda Gonçalves 04/06/2019 11h11
Por Luenda Gonçalves 04/06/2019 11h11
Linguagens Visuais: aplicações e tendências

A Linguagem Visual está presente desde os primórdios da humanidade, usada sempre para comunicar e expressar mensagens. Desde a pré-história, o homem sente a necessidade de comunicar através de mensagens. E antes mesmo da invenção da escrita, usavam-se imagens para descrever atividades e instruções sobre um determinado acontecimento. Assim, o uso da imagem tornou-se parte da construção humana.

A imagem usada para expressar todos os acontecimentos da humanidade e suas invenções, ainda tem seu objetivo principal “alcançar o objetivo da expressão humana”. Portanto, durante logos períodos da história seu uso foi a principal forma de comunicação. Logo, após o surgimento da escrita. A Linguagem Visual foi surgindo e junto com a escrita foi se reinventando e usando a criatividade para ilustrar acontecimentos e mensagens ao seu povo durante o cotidiano.

Elementos da imagem e simbolismo

Além disso, a Imagem é capaz de transmitir de forma simbólica o nosso objetivo de comunicar. Através dos elementos de ponto, linha, plano, textura, cor, forma, tom que fazem parte da estrutura morfológica de uma imagem e através desses elementos podemos remontar a compreensão humana da observação da imagem. Contudo, todos esses elementos podem nos ajudar a ter uma dimensão da mensagem e a representatividade através dos sentidos que o ser humano possui.

Além dos elementos importantes na construção de uma imagem, apesar da existência de vários recursos dentro da construção de uma imagem, as cores podem ajudar entender o comportamento da imagem de acordo com o objetivo dela, ou seja, seu público, e a marca para quem as desenvolvemos. É importante salientar que o uso da imagem é essencial para passar nossas ideias e estar de acordo com o Briefing é essencial. Dentro dessa ideia, as cores podem remontar as emoções e de forma lúdica serem usadas nas mais diversas estratégias de venda, por exemplo.

A cor como representatividade da imagem

Marcas diversas usam as cores como principal representante de sua aparência, cores frias e cores quentes se unidas podem representar os mais variados usos podem significar grandes resultados. Considerando o uso dos elementos morfológicos da construção da imagem que você pode ver melhor aqui, considere usar a Linguagem Visual como um dos elementos importantes para o seu negócio. É com ele, que você poderá alcançar os objetivos de forma concreta e incisiva.

O recurso da Imagem é o que nos ajuda a construir uma Identidade Visual, de forma original, coerente e capaz de passar ponto a ponto do objetivo de planejamento de Marca para a sua empresa.

A Linguagem Visual quando bem aplicada pode obter excelentes resultados, portanto é necessário que a conheçamos de forma inteligente e faça o uso da mesma de forma equilibrada. Com o planejamento adequado se torna a melhor ferramenta que você pode utilizar em seu design.

O uso das Tendências de 2019 para a Linguagem Visual

Logos Flexíveis (Responsivo)

Os logotipos, servem não somente para representar uma marca no mercado. Mas, também como a porta de entrada de qualquer empresa. Os logos flexíveis tem sido usados não só pela sua capacidade de adaptação, como também pelas suas chances de obter sucesso à longo prazo. Os logos flexíveis são usados em qualquer tipo de design, para sites ou cards e até mesmo para outras finalidades.

Logos Flexiveis - Alexandria Marketing

Fonte: Davar Azarbeygui

Assimetria

É a composição de elementos de forma desigual, mas que cria uma coerência visual e textual, assim criando a atenção do público para a imagem em questão. Quando bem utilizada a assimetria pode mostrar um conteúdo original com estilo e personalidade.

Assimetria - Alexandria Marketing

Fonte: Freepik

Cores Vibrantes

O uso das cores na construção da imagem é inegável, como já fora explicado mais acima. O uso das cores vibrantes está na expressão das emoções humanas, é através da vibração das cores que podemos determinar e exprimir os sentimentos que está na mensagem simbólica que a mensagem comum, esse elemento assim como nos anteriores irá perdurar na lista de tendências por um bom tempo.

É importante tomar cuidado, pois o uso das cores vibrantes podem acarretar em desconforto visual e até tirar o objetivo inicial que a imagem expressa.

Cores Vibrantes - Alexandria MarketingCores Vibrantes - Alexandria Marketing

Fonte: Freepik

Fontes ousadas

A tipografia está, por muitas vezes, substituindo o uso de imagens na composição. O uso de fontes divertidas e irreverentes pode favorecer muito qualquer imagem e pode ajudar passar uma imagem totalmente positiva e confortável à visão.

Fontes Ousadas - Alexandria Marketing

Fonte: Icabsolutions

Fontes Ousadas - Alexandria Marketing

Fonte: RicoLins

Ilustração Vintage e Minimalismo

O minimalismo é um dos conceitos mais simples que existem e pode dar uma mensagem mais objetiva à imagem, se esse for o objetivo esta é a melhor opção para seu uso. Assim como as ilustrações vintage que podem ser excelentes para negócios de moda e design de interiores, por exemplo.

Ilustração Vintage e Minimalismo - Alexandria MarketingIlustração Vintage e Minimalismo - Alexandria Marketing

Fonte. Freepik

Ilustração Vintage e Minimalismo - Alexandria Marketing

Fonte: ccplusmedia

Formas Geométricas

Se usadas corretamente podem dar ideia de logicismo ao contexto. Criando uma mensagem harmônica e compositiva, podendo passar a ideia de rapidez, modernidade e/ou inovação.

Formas Geométricas - Alexandria Marketing

Formas Geométricas - Alexandria Marketing

Fonte: Freepik

Sobreposição de elementos

É uma prática usada, onde os elementos podem ser dispostos da forma a ficar harmônico onde podemos sobrepor imagens, textos, linhas, formas geométricas e outros recursos visuais de forma a imagem ficar única.

Sobreposição de Elementos - Alexandria Marketing

Fonte: Freepik

Sobreposição de Elementos - Alexandria Marketing

Fonte: GtechdesignF

A Linguagem Visual é o recurso no qual podemos aproveitar de diversas formas sua objetividade e obter ótimos resultados em seu uso. Com ela podemos criar peças únicas e tirar proveito da emoção humana, assim exprimindo em peças únicas com as principais tendências.

Vale salientar que esta condição deve ser usada com sabedoria e que deve ser incluída sempre no planejamento. Portanto, a melhor forma para encontrar o uso perfeito da imagem é estudando onde os elementos serão aplicados e como eles serão usados, assim não haverão erros e os resultados serão surpreendentes.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts