Blogs

Aurélia Fernandes destaca os 9 anos da criação da Semana Mamãe Bebê em Arapiraca

Por Paulo Marcello 21/05/2019 06h06
Por Paulo Marcello 21/05/2019 06h06
Aurélia Fernandes destaca os 9 anos da criação da Semana Mamãe Bebê em Arapiraca
Vereadora é autora do projeto que criou a Semana Mamãe Bebê - Foto: Imagem: Cláudio Roberto
A Semana Mamãe Bebê está consolidada em Arapiraca como uma das mais importantes ações para estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva das crianças. A iniciativa é da vereadora e ex-secretária de Saúde, Aurélia Fernandes (PSB), e é Lei Municipal desde 2013.

Segundo a Lei (2890/2013), é de responsabilidade da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde e Comitê de Prevenção e Combate à Mortalidade Materno Infantil, coordenar ações integradas de prevenção e promoção à Saúde da mulher e a criança sobre a importância do pré-natal, aleitamento materno, cuidados ao recém-nascido, parto e puerpério e a participação da família.

Anualmente, a Semana Mamãe Bebê é uma ação social que tem como objetivo primordial informar a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade e profissionais da rede básica de saúde a apoiar as gestantes e promover o vínculo mãe-bebê. A campanha visa chamar a atenção para os cuidados, sobretudo, nos três primeiros anos de vida.

De acordo com a autora do Projeto de Lei, a Semana Mamãe Bebê contribui para a garantia dos direitos dos bebês e das gestantes, compartilhando informações e realizando ações que cooperem para segurança, saúde, alimentação, convívio social e familiar, educação e desenvolvimento da primeira infância. Aurélia

“É um momento quando Arapiraca, por meio da secretaria de Saúde, das Unidades Básicas de Saúde e do nosso Banco de Leite, discute a questão da natalidade, da prevenção, os cuidados com o recém-nascido, com a gestante, com a mamãe e com a amamentação exclusiva. A Semana Mamãe Bebê nasceu, quando eu fui secretária de Saúde, a partir da necessidade de fortalecer entre os pais, a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, que vai do nascimento até os seis anos de idade”, destacou Aurélia.

As ações são executadas nas Unidades de Saúde, Hospitais, Escolas, Comércio e em todos os setores sociais. Ainda segundo a Lei, as atividades são executadas durante todo ano dentro das políticas de saúde, mas essa semana especificamente serve para chamar atenção e divulgar na cidade as ações de Saúde da mulher e da criança.